3 instituições que ajudam portadores de HIV

A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ataca e agride o sistema imunológico do corpo humano. Causada pelo HIV, vírus que destrói as células de defesa e, consequentemente, deixa a pessoa mais vulnerável a diversos tipos de doença. Ainda não há cura para o vírus, mas o tratamento já avançou ao ponto de proporcionar uma vida digna aos portadores que se cuidam corretamente.

 

As faixas etárias mais acometidas são de 25 a 49 anos e, logo em seguida, 13 a 19 anos. Descobrir, portanto, que foi infectado pela doença quando ainda jovem é um fardo que pode pesar para muitos jovens. São novas e difíceis decisões e escolhas que precisam ser feitas. Por isso, o acompanhamento psicológico, quase sempre, é necessário.

O blog da Florence separou uma lista de projetos e instituições que podem ajudar desde o momento de testagem ao oferecimento de apoio às pessoas que foram infectadas.

 

A Hora é Agora

O programa A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes foi desenvolvido em Curitiba, por meio de uma parceria entre o Grupo Dignidade, Universidade Federal do Paraná e o Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar a rede de testagem do vírus HIV por meio de trailers distribuídos pela cidade e, também, testes rápidos que podem ser solicitados em casa através do site da organização.

IBCM – Instituto Beneficente Conceição Macedo

Uma das maiores referências de auxílio na Bahia, o instituto atua apoiando pessoas em situação de empobrecimento que convivem com o vírus. O foco principal envolve moradores de rua, população de risco social e de desamparo, como mulheres chefes de família, negras, homossexuais e deficientes físicos e mentais. Entre o trabalho desenvolvido está uma creche para crianças convivendo com HIV, casa de abrigo, reinserção e mobilidade social.

 

Viva Cazuza

Instituição do Rio de Janeiro, a ONG tem a missão de dar assistência a crianças e adolescentes carentes portadoras do vírus. Além de casas de apoio, assistência social, o Viva Cazuza promove uma casa cultural para manter viva a imagem do cantor, um dos principais símbolos da música brasileira.

Quais outras instituições você conhece para incluir na lista? Ajude-nos por meio dos comentários.