5 Anomalias Genéticas do Ser Humano

Anomalias genéticas e mutações fazem parte do imaginário e da realidade humana desde que se há registro. Exemplos são as histórias de super heróis que sofreram mutações depois de entrar em contato com radiação ou com a picada de uma aranha, como Homem Aranha, Hulk e Capitão América.

Fora das histórias em quadrinhos e telas de cinema, as anomalias genéticas não são tão positivas. Os super poderes não existem, mas sim alteração fisiológicas. Tais anormalidades são resultados de alterações no DNA do feto ou até mesmo de intempestividades ao longo da gravidez: vírus, bactérias, consumo de álcool, drogas e cigarro.

A Livraria Florence fez uma lista com 5 anomalias genéticas que, apesar das diferenças físicas, permitem uma vida de forma saudável:

1- Hipertricose

Condição rara, caracteriza-se principalmente pelo crescimento excessivo de pelos. Somente as palmas da mão e solas do pé ficam livres dos pelos. Estima-se que apenas 50 pessoas, desde a Idade Média, apresentaram essa anomalia.

2- Língua Geográfica

shutterstock_121537420

 

De caráter hereditário, o Eritema Migratório Lingual é popularmente conhecido como Língua Geográfica, devido aos “desenho” geométricos na língua. Estudos apontam que a anomalia afeta de 2 a 3% da população mundial. As papilas podem desaparecer, deixando algumas regiões vermelhas no órgão, que podem mudar de formato e tamanho de um dia para o outro. Algumas pessoas apresentam sensibilidade no paladar.

 3- Síndrome de Uner Tan

A Síndrome ganhou repercussão depois que o canal britânico BBC produziu um documentário sobre uma família turca onde 5, de uma família com 19 irmãos, caminhavam apoiados sobre os 4 membros. A anomalia causa falta de equilíbrio e coordenação. O andar quadrúpede é apenas uma forma de se adaptar à condição.

 4- Trimetilamuniria

Apesar de não oferecer problemas clínicos, a Trimetilamuniria causa problemas diários para seus portadores. A condição genética provoca um odor semelhante ao de peixe em momentos de estresse e digestão de determinados alimentos. Isso acontece por causa da deficiência na ação de enzimas do grupo Flavinas Monooxigenases.

 5- Gêmeos Siameses

Bastante conhecidos, principalmente por conta do seriado American Horror Story, os gêmeos siameses são formados por meio do mesmo zigoto. Estão ligados por uma parte do corpo ou dividem órgãos em comum. Os casos mais raros são os ligados pelo pescoço.

Quais outras anomalias genéticas você conhece? Compartilhe conosco nos comentários.

Quer saber mais a respeito? Temos este livro para você aprofundar seus conhecimentos!

anomalias