A importância da leitura no desenvolvimento infantil

As estatísticas de leitura no Brasil estão longe de ser as melhores do mundo. Dentre os diversos motivos para isso, uma das causas é a falta de estímulo para que as crianças leiam. A etapa de desenvolvimento infantil é de grande importância para aderir bons hábitos como esse. Além disso, estimular a leitura desde cedo garante vantagens para o crescimento das crianças, características que ajudarão na sua educação e moldarão sua personalidade.

Nunca é cedo para começar. Mesmo antes de aprenderem a ler, ter momentos com pais ou professores contando histórias de livro introduzem os pequenos a esse universo. E depois da alfabetização já pode incentivá-lo para que ganhem gosto pelos livros. Entenda agora qual a importância da leitura no desenvolvimento infantil e confira nossa loja com opções de livros para apresentar aos pequenos desde já.

Transforma a leitura em entretenimento

Atualmente as crianças entram em contato com tecnologia muito cedo e logo uma de suas primeiras formas de distração são os vídeos online ou jogos em tablets e smartphones. Assim, quando entram na escola e precisam ler livros extensos, verão isso como uma obrigação desagradável.

Mas, se estimular a leitura e o contato com os livros cedo, eles passarão a encarar isso como entretenimento. Dessa forma, no futuro, não só terão mais facilidade para ler textos maiores como poderão adquirir gosto pela leitura e escolher ler por vontade própria, como hobby, em vez de ficar apenas na tecnologia.

Aumenta o vocabulário e o conhecimento

A melhor forma de obter vocabulário, quando crianças e mesmo adultos, é lendo. Esse contato com as palavras apresenta formas de utilização naturais e que tornam seu vocabulário mais rico. Também é uma forma de melhorar a escrita, tanto no sentido de cometer menos erros quanto de saber estruturar melhor as frases para realçar o texto.

Isso é primordial para ajudar nos estudos e também na vida profissional, independente do rumo que escolha. Além disso, os livros são grandes armazéns de conhecimentos gerais. Mesmo os livros infantis mais “leves” em conteúdo podem apresentar informações sobre cultura, história, entre outros assuntos relevantes para nossa vida.

Desenvolve a interpretação de texto

Dificuldades em interpretação são grandes causas não só de erros em provas como também de desentendimentos entre indivíduos. Essa competência, quando encorajada durante a etapa de desenvolvimento infantil, atiça também o senso crítico e sua capacidade de raciocinar.

Assim, desde cedo serão capazes de ponderar, avaliar suas opções e tomar boas decisões por conta própria. Além disso, com uma boa interpretação situacional, seu poder de argumentação também é aprimorado, o que é uma boa prática para a vida toda.

Estimula a criatividade

A criatividade é uma habilidade subestimada, já que ela tem grande importância em nosso crescimento pessoal. A literatura apresenta mundos fantásticos e instiga o imaginário próprio, essencial para realizar descrições com exatidão e ter noções geográficas, por exemplo.

Ter capacidade de criar e imaginar histórias próprias, reflexo do consumo de livros, ajuda a pensar “fora da caixa” e a desenvolver estratégias alternativas para resolver seus dilemas. Por fim, ao ser afetadas pelas emoções que as histórias transmitem, as crianças aprendem novos sentimentos que ainda não tiveram contato e isso auxilia na sua relação com as próprias emoções.