cuidados-com-a-toalha

A importância de cuidar bem da sua toalha

cuidados-com-a-toalha

A toalha de banho, na maioria das vezes, é um objeto que não causa muita preocupação nas pessoas. O problema é que, se formos parar para pensar, a toalha é um objeto que entra em contato direto com todo o seu corpo após a limpeza da pele e por esse motivo deve ser levada com muita atenção e cuidado.

Existem algumas doenças que podem ser causadas devido ao malcuidado da toalha, mas para evitar essa situação, algumas dicas de como cuidar corretamente do objeto são essenciais, para que ao invés de prejudicar a sua saúde, ela proporcione conforto e satisfação após o seu banho.

A toalha bem cuidada, pode entregar, além de uma chance muito menor de conter bactérias e fungos, aquele perfume que gostamos de sentir, além da maciez do tecido. Por essas e outras, é muito importante se preocupar com a toalha que você usa para se secar.

Por que a toalha acumula bactérias?

a-toalha-acumula-bacterias

Quando nos secamos após o banho, deixamos na toalha uma série de secreções corporais, como salivares, anais e urinárias, além de células mortas. Se secarmos o suor, deixamos um número ainda maior de resíduos prejudiciais. Com isso, bactérias e fungos são atraídos pelo objeto e acabam se alojando no tecido, que posteriormente podem ser transferidos para a sua pele e, consecutivamente, organismo.

Além disso, as toalhas também acumulam ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde. Considerando que o tecido é regido com água, temperatura alta e oxigênio, a toalha acaba se tornando um ótimo local para a proliferação desses males, fazendo com que o objeto seja uma arma poderosa contra a saúde, se não tomados os devidos cuidados.

Os micróbios que a toalha acumula não são apenas os do nosso corpo, aqueles que residem no banheiro e no ar uma hora ou outra irão se alojar no tecido, gerando um grave perigo. Essas bactérias são transferidas para o nosso corpo, pois o organismo proporciona as mesmas circunstâncias necessárias para a vida e reprodução das bactérias.

Como diminuir o risco de contaminação?

diminuir-contaminacao-toalhas
Para aumentar a sua segurança, é preciso cuidar bem da sua toalha, e para que isso aconteça corretamente, iremos dar algumas dicas do que você pode fazer para manter o objeto perfumado, cheiroso, felpudo e livre da proliferação dos micróbios.

  • 1- Não compartilhe sua toalha

É importante que você não empreste a sua toalha para ninguém, mesmo que essa pessoa seja seu parente. Quando a o tecido entra em contato com a pele de outra pessoa, as células, bactérias e resíduos dela serão transferidos para a toalha, o que agrava a situação, pois aumenta o número de micróbios alojados no objeto, gerando múltiplos riscos à saúde.

  • 2- Não permaneça muito tempo usando a mesma toalha

Um estudo sobre a saúde feminina constatou que 44% das mulheres trocam a toalha após uma semana, sendo que outras 47% ficam mais de um mês usando a mesma. É válido entender que não existe um momento certo em que você deva trocar a toalha, porém existem algumas características observáveis, como o peso do tecido, o cheiro de humidade não muito agradável (sugere que as bactérias estão se reproduzindo), a cor da toalha, a eficiência na secagem, etc.
Não demore muito tempo para lavar a sua toalha, isso impede que as bactérias se reproduzam a níveis alarmantes e perigosos, evitando doenças.

  • 3- Mantenha o seu banheiro arejado.

Um dos fatores que ajudam as bactérias na reprodução é a temperatura e a humidade. Sendo assim, um banheiro que possui bastante circulação de ar natural ajuda na secagem da toalha e a não manter a temperatura ideal para as bactérias. Por isso, é importante que o seu banheiro tenha a janela aberta regularmente e que sua toalha fique na reta do ar.

  • 4- Compre toalhas de cores diferentes

Uma dica é comprar toalhas de cores diferentes e definir cada cor para um morador da sua casa. Isso impede que alguém use a sua toalha por algum mal-entendido. Para que você tenha uma ideia da importância disso, até mesmo doenças sexualmente transmissíveis podem ser passadas pela toalha, se forem contaminadas e entrarem em contato com seus órgãos sexuais.

  • 5- Estenda a toalha logo após o uso

Além de deixar o seu banheiro arejado, é recomendável que você estenda a sua toalha para a secagem logo após o uso, para aumentar a velocidade com a qual ela secará e diminuir ainda mais a probabilidade de infecção e reprodução das bactérias.

Qual a importância de lavar a toalha?

a-importancia-de-lavar-a-toalha
Se você lavar a sua toalha regularmente, as bactérias que contaminam o tecido morrerão rapidamente e não terão tempo o suficiente para a reprodução. Dessa forma, esses micróbios não oferecem nenhum tipo de risco à sua saúde.

Além disso, a lavagem da toalha torna o trabalho dela mais eficiente, pois o tecido fica mais felpudo e adepto à secagem, fornecendo um perfume agradável; de acordo com seu gosto; e maciez, o que também melhora o seu humor após um bom e relaxante banho.