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Conheça a importância de se alongar antes dos exercícios

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Toda pessoa que gosta de praticar esportes ou atividades físicas precisa estar atenta ao próprio corpo antes de realizar qualquer prática.

Especialmente porque, mesmo que saudáveis, elas possuem alguns riscos se feitas de maneira incorreta, como é o caso da falta do alongamento, um exercício básico do corpo responsável por esticar as estruturas de tecido mole do corpo, potencializar o movimento e proteger a musculatura contra lesões.

Dessa forma, o alongamento se torna parte obrigatória de qualquer núcleo de exercícios, sejam eles regulares ou não na rotina de qualquer pessoa.

Durante o movimento, existem muitas tensões que podem ocorrer com a musculatura e, se ela não estiver bem preparada, o corpo pode sofrer muito mais.

 

As vantagens do alongamento

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Conheça as principais vantagens de se manter o alongamento como uma prática regular entre seus exercícios:

  • Saúde das articulações: como já mencionado anteriormente, as articulações se tornam mais saudáveis e preparadas para receber o exercício, melhorando bem-estar e performance do movimento;
  • Reduz as contraturas: uma contratura pode ocorrer quando um músculo do corpo é tensionado, mas tem dificuldade para voltar ao seu estado de relaxamento, provocando dores desnecessárias. Com alongamento, é possível evitar esse tipo de problema;
  • Reduz as dores posturais: as dores posturais são um problema para muitas pessoas. Manter-se por muito tempo em uma mesma posição pode trazer dores, por isso o alongamento pode melhorar esse problema;
  • Aumenta o rendimento: perceba que, com o alongamento, a resposta do seu corpo e o resultado dos exercícios são muito mais plenos;
  • Previne o envelhecimento: uma das principais vantagens do alongamento é a prevenção do envelhecimento precoce trazida pela movimentação e trabalho do corpo durante o exercício.

 

Alongamentos

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Conheça alguns alongamentos para você fazer antes dos exercícios:

  • Sente no chão com as pernas retas e alcance seus pés com as mãos para alongar as pernas;
  • Estique uma perna e flexione outra para alongar os glúteos;
  • Sente sobre os tornozelos e estique o braço para frente para alongar suas costas;
  • Estique uma perna sobre um travesseiro, almofada ou colchonete enrolado e flexione outra para alongar os tendões;
  • Deite com a barriga para cima e apoie suas costas em um travesseiro, almofada ou colchonete enrolado, coloque as mãos na cabeça e incline o corpo para trás fazendo um arco com as costas e a cabeça apoiada no chão;
  • Sente-se no chão e cruze as pernas. Entrelace os dedos das mãos por trás da cabeça e mantenha certa distância entre o queixo e o peito. Abaixe a cabeça e encoste o queixo no seu peito para alongar a parte posterior do pescoço;
  • Sente-se e estique um dos seus braços para o lado. Coloque a mão oposta na cintura para manter o equilíbrio. Repita com o outro braço para alongar a lateral do corpo;
  • Sente-se e flexione uma perna para a frente. Estique a outra perna para trás sobre um colchonete enrolado, almofada ou travesseiro. Se possível, pegue o pé de trás e puxe-o em direção aos glúteos para alongar os quadríceps.
  • Sente-se sobre seus tornozelos com as pernas cruzadas e coloque a mão sobre a orelha contrária e puxe a cabeça para o lado para alongar a lateral do pescoço.