a-importancia-do-exame-clinico

A importância do exame clínico

O exame clínico compreende os métodos realizados por um profissional de saúde ao seu paciente para identificar sinais de uma doença.

O exame clínico é dividido em duas fases: a anamnese e o exame físico. Para tanto, o profissional pode despender algumas técnicas que, com a intenção de tratar a patologia, aumentam a eficiência do diagnóstico.

Com o avanço tecnológico cada vez mais presente no universo da saúde, por que um exame clínico ainda é tão importante?

Anamnese

anamnese

A Anamnese é uma entrevista realizada também pelo profissional de saúde, onde, por meio de uma entrevista com o paciente, descobrem-se possíveis antecedentes patológicos, psicológicos e hereditários e/ou hábitos diários que possam ter influência direta em uma determinada doença.

Dessa forma, é possível encontrar com mais precisão, antes mesmo do exame clínico, um diagnóstico seguro e um tratamento para o problema.

O estado geral de saúde do paciente começa na anamnese, que se caracteriza como um fator essencial para a intervenção do profissional e promoção da saúde, passando pela identificação do indivíduo, o motivo principal de sua procura, históricos e hábitos principais.

Só então esse profissional dará início a um exame físico.

Exame físico

exame-fisico

No exame físico, o profissional da saúde parte de manobras que identificam sinais e sintomas clínicos tomando o corpo do paciente como o centro de observação, diagnosticando uma patologia e, até mesmo, prevendo medicamentos ou outros exames mais complexos, se necessário.

Iniciando na inspeção visual do corpo, o profissional pode encontrar alterações corpóreas que sugiram problemas. Então, pode começar a tatear o corpo em busca de inchaços, caroços e outras mudanças anormais e passa a dar leves golpes para identificar problemas por meio do som das estruturas do corpo.

Por último, o profissional realiza a ausculta, que é semelhante à percussão do corpo com pequenos golpes, mas usam-se aparelhos como o estetoscópio para esse fim.

A importância do exame clínico

importancia-do-exame-clinico

Com o uso da semiotécnica, ou seja, os métodos utilizados para identificação de doenças, como é feito no exame clínico, o paciente tem mais chances de tratar doenças graves e impedir seu desenvolvimento, enquanto o profissional pode encontrar as soluções necessárias para diagnosticar e intervir positivamente na saúde do indivíduo, como já citado anteriormente.

Apesar do poderoso avanço tecnológico, ainda não há instrumentos capazes de identificar doenças como o profissional pode por meio do exame clínico e, só ele, por meio do seu conhecimento, estudo e experiência, pode garantir uma vida mais saudável e com mais bem-estar para seu paciente.

exame-clinico

Sem contar que, nesse contato entre os dois, cria-se um vínculo que pode aumentar ainda mais a eficiência do exame, já que o histórico e hábitos do paciente são resgatados pelo próprio profissional.

O exame clínico é parte de um extenso conhecimento da área da saúde. Quer saber ainda mais sobre esse universo? Conte com a Livrarias Florence para entender e ir mais longe.

Quer saber mais a respeito? Temos uma seleção de livros para você aprofundar seus conhecimentos!
Clique para conferir: