teste de hiv

AIDS: descobertas e novidades sobre a doença

Como descobrir se você contraiu HIV? Para responder a essa inquietante pergunta, devíamos procurar nosso médico, alguma unidade móvel de testagem ou laboratórios que façam esse tipo de teste, mas felizmente isso mudou… dezembro iniciou com uma grande novidade anunciada pelo Ministério da Saúde em uma coletiva de imprensa sobre os mais recentes dados sobre Aids no país.

Em 2016, todas as farmácias do Brasil irão vender autotestes para a detecção do HIV, ou seja, será possível fazer esse tipo de teste no conforto e anonimato do seu lar, por exemplo. A ideia, segundo o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, é “alcançar um nicho da população que deixa de se testar por vergonha de ir a um serviço de saúde ou pedir o exame ao seu médico”.

 hiv

 

Acreditamos que isso facilitará a retirada da dúvida de quem teve um comportamento de risco e está desconfiando que contraiu a doença. Outra boa notícia é que atualmente a taxa de detecção de HIV se manteve estabilizada quando comparada a outros anos. Para 2020 o governo tem uma meta chamada de “90-90-90”, que 90% das pessoas com HIV sejam diagnosticadas, 90% esteja em tratamento e dos quais 90% tenha a carga viral zerada.

Outra ótima notícia desse começo de dezembro é que a transmissão do HIV de mães para bebês foi eliminada em 17 países. “Esses países foram capazes de cortar a transmissão de mãe para filho do HIV ao melhorar o acesso das mulheres grávidas ao pré-natal, testes de HIV e tratamento antirretroviral”, segundo a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da agência da ONU nas Américas. O Brasil fez progressos e também está próximo de eliminar essa transmissão.

Se você se interessa sobre esse assunto e gosta de aprofundar seus conhecimentos e estudar mais sobre essa doença e esse vírus, confira toda a nossa seção de livros sobre AIDS e HIV.

Você também poderá gostar de ler o que escrevemos sobre A diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual. Entenda mais sobre esse assunto.