Amamentação: Quais alimentos não são indicados nesse período?

Rico em proteínas e anticorpos, não existe um alimento mais completo e com mais nutrientes para seu bebê do que o próprio leite materno. É o alimento que melhora a imunidade do bebê, reduz as probabilidades dele se tornar uma criança obesa, auxilia na defesa contra infecções, asma e atua ativamente no melhor desenvolvimento do cérebro de uma criança.

Mas para que isso aconteça da melhor maneira é muito importante que as mamães estejam muito bem alimentadas durante esse período. Por quê? Porque tudo que você ingere neste momento será passado para o seu bebê, ou seja, o leite que auxilia em seu crescimento pode muitas vezes ser o causador de determinados desconfortos do pequeno.

Em nosso artigo de hoje, iremos dar dicas de quais alimentos você evitar de consumir enquanto está amamentando. Vamos falar sobre quais os alimentos que você deve consumir com moderação, evitar e quais são os que realmente colaboram não só para a sua saúde, como a do seu bebê também.

Alimentos que devem ser consumidos com moderação

Existem alguns alimentos que não são completamente indicados para o período de amamentação, mas quando consumidos com uma determinada moderação não irão causar maiores problemas para você e nem para o seu bebê.

  • Industrializados

A maioria das pessoas se esquece de ler os rótulos de alimentos, principalmente os industrializados vendidos corriqueiramente em supermercados. São alimentos repletos de produtos químicos, corantes, estabilizantes e conservantes. Dê preferência a alimentos naturais e frescos.

  • Cafeína

Bebidas que tenham em sua composição a cafeína: refrigerantes, café, energéticos, mate ou chá preto e também o chocolate, são alimentos que devem ser ingeridos em quantidades pequenas. A cafeína na maioria dos casos deixa os bebês irritados, agitados e com maiores dificuldades para conseguir dormir. Tenha muito cuidado e consuma no máximo duas xícaras diárias.

  • Alimentos que possam causar gases

Batata-doce, brócolis, feijão, repolho, couve-flor, lentilha e etc., são alimentos que normalmente causam os famosos gases intestinais. Por esse motivo, a dica é não ingerir esses alimentos, principalmente em combinações com mais de um deles em uma única refeição. Se esses alimentos dão gases a você, é muito provável que o seu bebê tenha também depois de mamar.

Alimentos que não devem ser consumidos de jeito algum

  • Bebida alcoólica

Para quem está amamentando, obviamente o álcool é altamente não indicado. Além de atuar diretamente na diminuição da absorção de nutrientes, se consumido pelo bebê, primeiramente o deixará mais sonolento e também atuará no ganho de peso.

Bebidas alcoólicas atuam na destruição das células nervosas dos bebês, fique longe delas!

  • Aspartame

O consumo de diversos adoçantes é proibido, tanto para grávidas como para lactantes, porque oferecem grandes riscos para a criança. O aspartame é um deles. Diferentes pesquisas mostram como pode ser nocivo para a saúde de lactantes e seus bebês. Dê preferência para a sucralose, e se possível, adoce seus alimentos com produtos naturais como agave, açúcar mascado e o mel.

Fique atenta e fuja desses alimentos que não ajudam em nada neste período tão lindo de amamentação!