Anticorpo que neutraliza vírus da dengue é isolado por pesquisadores

Pesquisadores internacionais conseguiram isolar um anticorpo humano – 14c10 – que neutraliza um dos quatro tipos do vírus que causa a dengue. A descoberta dos cientistas é um avanço para desenvolvimento de novos tratamentos para o vírus da doença do tipo 1 (DEN-1). Publicado na revista “Science Translational Medicine”, o estudo foi realizado pela equipe da Universidade Nacional de Cingapura.

O artigo relembra que 2,5 bilhões de pessoas no mundo habitam em áreas de risco de transmissão da dengue e o único tratamento disponível é medicação para alívio dos sintomas: febre alta, dor muscular, náusea, vômitos e hemorragias, que levam pacientes à morte.

A identificação do anticorpo se deu após a análise de uma amostra de aproximadamente 200.000 anticorpos colhidos de 100 pessoas que tiveram contato com o vírus e se recuperaram da doença.

A descoberta, então, foi experimentada em camundongos. Na experiência, observou-se que os anticorpos agem sobre as proteínas superficiais do vírus e o matam antes que o vírus da dengue infecte as células do organismo.

Segundo o estudo, o anticorpo isolado é mais eficaz do que a droga em processo de desenvolvimento. Os próximos passos do projeto são os testes clínicos e a identificação de outros anticorpos capazes de combater os outros três tipos de vírus.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortes por dengue decresceu no último ano. Entre janeiro e abril de 2011, 374 mortes tiveram registro. Já no mesmo período deste ano, foram registrados 74. O número total também diminuiu de 507.798 para 286.011.

(Com informações da Revista Veja)