novo-teste-ataque-cardiaco

Ataque Cardíaco: Novo exame para detecção

Recentemente, um estudo realizado pela Fundação Britânica de Saúde revela que com um novo exame de sangue é possível detectar o ataque cardíaco. Este é um resultado animador, pois será um grande facilitador para atender pacientes que apresentam algum tipo de dor torácica e chegam aos hospitais com suspeita de ataque cardíaco.

Apesar de ainda precisar passar por alguns processos até ser realmente utilizado e chegar a outros países, como o Brasil, o novo teste pode ser uma grande saída para melhorar o fluxo de pessoas em enfermarias, um grande problema da saúde pública e privada brasileira.

Como o exame funciona?

O estudo foi realizado pela Universidade de Edinburgh em hospitais da Escócia e dos EUA, com o teste feito em 6.304 pessoas. Destas, em 99,6% dos casos o exame teve eficácia.

O exame funciona da seguinte maneira: Ele procura pelos níveis de troponina, composição química liberada pelo músculo cardíaco quando há algum dano. O exame deve ser feito novamente 12 horas depois e se os níveis de troponina forem baixos, o paciente pode ser liberado, pois não há chances de ataque cardíaco.

novo-teste-ataque-cardiaco

Os resultados do estudo são promissores. Com um teste como este será possível melhorar o atendimento, diminuindo o fluxo nas enfermarias dos hospitais e postos de saúde. Ainda pode demorar para que este exame seja implementado nos hospitais pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. Por enquanto, vale se atentar e acompanhar os avanços dos estudos.