Barriga de chope pode causar osteoporose

Um estudo realizado em Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que a barriga grande pode afetar o esqueleto dos homens. Miriam Bredella, radiologista, foi quem coordenou a pesquisa. Utilizando uma técnica chamada análise elementar finita, que é comumente usada na engenharia para determinar a resistência de materiais, a médica avaliou o risco de fratura em dois grupos de homens: um com bastante gordura subcutânea e outro com bastante gordura visceral. Nos resultados, a diferença: o segundo apresentou maior risco de sofrer com fraqueza óssea.

A pesquisa ainda se baseia em outros artigos, que já indicavam que a obesidade em geral tem esse efeito de fraqueza. A alteração nos níveis de insulina, a redução da testosterona e o aumento do cortisol, comuns em pessoas acima do peso, podem provocar a osteoporose. Ainda há duas explicações para comprovar as teses: homens com muita gordura visceral tendem a sofrer uma baixa no hormônio do crescimento, que também é importante para a saúde do esqueleto.

Por último, acontece a liberação de citoquinas, que são moléculas expelidas pelas células de gordura visceral e provocam um processo inflamatório prejudicial aos ossos.

(Com informações da Saúde.com)