Bebidas quentes podem causar câncer de esôfago

Difícil se deparar com um título desses em pleno inverno, não? Muitas vezes optamos por ingerir bebidas quentes para nos aquecer nos dias mais frios, seja um café, chá, chimarrão ou chocolate. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em temperaturas normais o café e o mate não possuem efeitos cancerígenos, mas que as bebidas muito quentes “provavelmente” provoquem câncer de esôfago.

Contrário do que muitos acreditam o problema não é a cafeína ou a erva-mate, mas sim a temperatura mesmo. Considera-se uma bebida muito quente a que é consumida a temperaturas superiores a 65°. Felizmente a OMS não encontrou evidências de que café ou mate em temperaturas normais sejam causadores de câncer. Quem ainda lidera essa lista é o cigarro e o álcool, principalmente quando falamos de câncer no esôfago.

bebidas-quentes-podem-causar-cancer-no-esofago

A OMS ainda destaca um estudo realizado na China, Irã, Turquia, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, esses quatro últimos por conta do mate, bebida muito popular que é preparada com infusões de água quente e geralmente ingeridas a pelo menos 70°. “Demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida”, destaca a OMS.

O câncer de esôfago

Integrante do aparelho digestivo do corpo humano, o esôfago é um órgão localizado entre a faringe e o estômago, medindo 25 centímetros. Um tipo de tubo muscular, o esôfago é o responsável por conduzir os alimentos ingeridos desde a boca até o estômago, tendo assim um papel fundamental no processo de digestão.

O câncer de esôfago acontece quando células malignas começam a se desenvolver no revestimento interno do órgão e, claro, há outros fatores de risco além da ingestão de bebidas quentes. É como se uma irritação crônica se desenvolvesse no órgão, o que contribui para as mudanças no DNA das células e levam ao câncer. Confira fatores que causam essa irritação:

  • Exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas
  • Alimentação carente de frutas e verduras
  • Refluxo biliar
  • Cigarro
  • Obesidade

Cuidar da saúde deve ser uma prioridade na vida de todos! Motive-se a cuidar da sua alimentação, praticar exercícios físicos e ficar longe de vícios como o do cigarro e das bebidas alcoólicas. Lembre-se que com a saúde, todo cuidado é pouco.