cancer-de-mama-outubro-rosa

Câncer de mama: 4 coisas que você precisa saber

Estamos no outubro rosa, data importante e que chama a atenção para uma doença que atinge muitas mulheres brasileiras: o câncer de mama.

No post de hoje vamos falar sobre algumas das dúvidas mais recorrentes sobre o assunto. Lembrando que a informação é sempre uma ótima aliada no combate de várias doenças. Venha conferir:

Implantes não causam o câncer de mama

Em todos os estudos já feitos, não foram encontradas relações que a prótese de silicone provoque o câncer de mama. No entanto, este implante pode sim dificultar o diagnóstico da doença em mamografias.

O autoexame não é suficiente

Fazer o autoexame mensalmente é uma das indicações fundamentais que os médicos dão para as mulheres. Apalpar os seios à procura de um caroço é uma atitude que deve ser cultivada, mas isso não é suficiente, principalmente para se fazer o diagnóstico precoce da doença.

A partir dos 40 anos de idade é obrigatório que toda mulher faça a mamografia pelo menos uma vez ao ano. Caso haja algum histórico familiar, este exame deve ser feito mais cedo, a partir dos 25 anos.

autoexame-cancer-de-mama

Ele tem cura!

Um dos grandes fatores que determina ou não é o tempo em que o câncer foi diagnosticado. Quando precoce, o tumor ainda está pequeno e ele ainda não se espalhou para outras regiões do corpo. Assim, as chances de cura são bem maiores.

A extensão do câncer também depende se ele é benigno ou maligno. Os do segundo grupo são mais difíceis de serem curados, mas mesmo assim ele ainda pode ser tratado.

Melhore o seu estilo de vida!

O câncer de mama atinge muitas mulheres brasileiras. Como falamos, a prevenção deve ser feita com a mamografia em anualmente a partir dos 40 anos ou a partir dos 25 anos, caso tenha um histórico familiar. No entanto, esse processo de prevenção pode ser cultivado ainda antes. Como? Com um estilo de vida saudável ao longo dos anos!

Isso mesmo, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também são hábitos extremamente importantes para se proteger deste e de vários outros tipos de câncer.

Outra indicação importantíssima é que mulheres não devem tomar nenhum tipo de hormônio sem a indicação médica. Resta alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe aqui o seu comentário!