Colesterol - Conheça mais sobre e aprenda a regular o colesterol para uma vida mais saudável

Colesterol – conheça mais sobre e aprenda a mantê-lo sob controle

O colesterol é uma espécie de “gordura do sangue” produzido naturalmente em nosso organismo, desempenhando funções importantes como a produção de hormônios e vitamina D – vitamina necessária para a manutenção do tecido ósseo e do sistema imunológico. Apesar de suas vantagens, o excesso de colesterol pode ser extremamente prejudicial para a saúde e desencadear sérias doenças cardiovasculares.

 

Tipos de Colesterol

Tipos de Colesterol - Conheça mais sobre o colesterol bom e aprenda a regular o colesterol ruim

Em nosso sangue, circulam diversos tipos de colesterol e deles obtemos o “Colesterol Total”, a somatória desses tipos. Por se tratar de uma gordura, o colesterol não se mistura com o sangue, precisando se associar a proteínas para circular com a corrente sanguínea, formando lipoproteínas.

Essas lipoproteínas é que irão determinar o tipo de colesterol presente no sangue e elas se dividem em colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). O HDL é a lipoproteína que auxilia o colesterol a se locomover pelo sangue, impedindo a formação de placas que, futuramente, podem vir a entupir as artérias e acarretar em problemas sérios. Já o LDL faz o contrário, fazendo com que o colesterol se acumule nas artérias e bloqueie o caminho do sangue.

 

Com identificar seus níveis de colesterol

Como regular colesterol alto - aprenda a identificar os níveis do seu colesterol

Para identificar os níveis de colesterol no seu sangue, é realizado um exame com foco em colesterol. É necessário o jejum de 3 a 12 horas e recomenda-se evitar o excesso de comidas gordurosas nas últimas 48 horas e o consumo de álcool nas últimas 72 horas até o exame.

O exame é realizado para que o médico possa avaliar o risco de doenças cardiovasculares e adotar práticas de redução do colesterol ruim, que podem variar entre pequenas mudanças de hábito (como inserir a prática de exercícios físicos a sua rotina) a mudanças totais de dieta e estilo de vida.

Fatores de risco

Fatores de risco para quem tem colesterol alto

Cuide da sua alimentação! Evite alimentos gordurosos e procure sempre praticar exercícios físicos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são considerados fatores de alto risco:

  • Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2;
  • Doença Renal Crônica;
  • Doença aterosclerótica arterial coronária, cerebrovascular ou obstrutiva periférica com manifestações clínicas;
  • Hipercolesterolemia familiar (HF);
  • Fumo;
  • Homens acima dos 45 anos e mulheres após a menopausa;

Infelizmente, nossa herança genética influencia fortemente nos fatores de risco para doenças cardiovasculares e o comportamento das lipoproteínas em nosso sangue mas é preciso estar sempre atento e realizar exames de rotina para medir os níveis do seu colesterol, buscando também por um estilo de vida mais saudável, com exercícios e dietas balanceadas.

Tratamentos e cuidados com o Colesterol

Tratamento e prevenção para colesterol alto

Existem casos em que as taxas de colesterol podem ser estabilizadas somente com uma boa alimentação e atividades físicas regulares; nos casos em que a doença está relacionada a herança genética, diabetes ou a obesidade, por exemplo, existem remédios à base de estamina, substância que inibe a produção de colesterol pelo organismo até que ele possa ser regulado.

Prevenção

  • Dieta balanceada: com o acompanhamento médico de um nutricionista, uma repaginada na sua dieta já é um grande passo para a prevenção do colesterol alto, além de auxiliar no melhor funcionamento do seu organismo em outras áreas.
  • Atividades físicas: não só ajudam a relaxar e diminuir as tensões como garantem um melhor funcionamento do seu coração e a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, além de emagrecer e liberar substâncias que melhoram sua disposição para o seu dia-a-dia.
  • Evite o fumo! Como vimos anteriormente, o cigarro é um fator de risco para doenças coronárias e, se aliado a altos níveis de colesterol, os riscos multiplicam.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, não deixe de consultar um médico e esteja sempre em dia com a sua saúde! Dúvidas ou sugestões? Teremos prazer em responde-lo em nossos comentários.