coletor_menstrual_e_absorventes

Coletor menstrual: precisamos falar sobre ele

Todo mês as mulheres enfrentam o período menstrual e algumas sofrem com cólicas, TPM, inchaço e dores nas costas, porém para outras, esse período é tranquilo. De qualquer forma, todas precisam usar de algum método para coletar o sangue menstrual.

Eficaz e popular, os absorventes comuns estão há anos no mercado e fazem a vez de companheiros inseparáveis das mulheres durante os dias da menstruação. De inúmeras marcas e tamanhos, esses produtos prometem conter o fluxo menstrual de maneira confortável e segura para a mulher, evitando odores e se apresentando em diversas formas: interno, com abas, sem abas, cobertura seca, cobertura de algodão, noturno, etc… 

Porém, há algum tempo os coletores menstruais tem conquistado mais adeptas. O famoso “copinho” de silicone pode parecer estranho em um primeiro momento, mas promete conquistar desde o primeiro uso. Ele se ajusta ao corpo feminino e é capaz de coletar o fluxo menstrual por até 12 horas, sem precisar ficar trocando, como os absorventes comuns. Aliás, trocar é coisa do passado, pois o coletor tem vida útil de cinco a dez anos.

Como usar

Basta dar uma dobradinha inseri-lo na entrada da vagina, que ele irá se desdobrar dentro da mulher e aderir ao canal vaginal, simples assim. Você só precisa ficar atenta ao seu fluxo menstrual, para esvaziá-lo se necessário durante o dia. Caso o fluxo não seja alto, poderá passar o dia tranquilamente com ele.

Quando retirar, basta descartar o sangue e lavar o coletor em água corrente com sabonete neutro. Entre um ciclo e outro é recomendável fervê-lo em uma panela.

coletor_menstrual_vantagens

Vantagens

– Os coletores são amigos do meio ambiente pelo fato de serem reutilizáveis.

– Proporcionam maior conforto e praticidade à mulher durante o período menstrual.

– São opções mais baratas se levado em conta o quanto as mulheres gastam comprando absorvente.

– Promovem um autoconhecimento do próprio corpo.

– Permitem que você conheça mais sobre a sua própria menstruação e saiba se está saudável ou não.

– O mau cheiro também é evitado, pois o sangue não entra em contato com o ar.

– Com o coletor, as mulheres que tinham alergias dos absorventes comuns podem ficar tranquilas.

Aposte no coletor!

Com tanta popularidade e aceitação, as mulheres precisam conhecer essa nova forma de passar o período menstrual tranquilas, sentindo-se seguras e confortáveis. O absorvente imperou por muitos anos e somente agora surge essa nova alternativa para as brasileiras. Conhecer seu próprio corpo e poder se cuidar é algo prazeroso e importante para toda as mulheres.

Você também poderá se interessar em ler nosso post sobre a pílula do dia seguinte e as 5 principais dúvidas sobre o seu uso.