Como criar o hábito da leitura

A leitura é muito importante e deveria estar presente na vida todos, algumas pessoas tem dificuldade em ler, mas é tudo uma questão de costume e hábito. A leitura nos traz conhecimento e pode nos levar a lugares incríveis, confira algumas dicas para desenvolver esse hábito:

Por onde começar?

como-comecar-a-ter-o-habito-de-ler

Na era em que vivemos existem diversas opções de entretenimento que prendem a nossa atenção e ocupam o nosso tempo. A televisão, o celular e a internet estão cada vez mais presentes e são uma das alternativas que damos prioridade quando se fala em passar o tempo, por que não substituir tudo isso por um bom livro? Comece tentando reservar o tempo que você gastaria sentado na frente da TV para sentar no sol e praticar a sua leitura, se a maioria dos livros não parecem te chamar a atenção, procure. Com certeza existe algum gênero literário que irá lhe agradar.

Criando o hábito

criando-o-habito-de-ler

Agora que você já decidiu que quer trocar os meios comuns de entretenimento por uma boa leitura e escolheu um gênero que gosta, vamos começar a desenvolver o hábito. Existem alguns passos que podem funcionar para você:

 

Criar um espaço de leitura: Reserve um cantinho especial para os seus momentos de leitura. Afinal, ler é passar um tempo consigo mesmo e com a sua mente, ter um espaço só seu e do jeito que você gosta vai te ajudar a apreciar mais ainda esse hábito maravilhoso.

 

Escolher um horário: Ler todo dia mesmo que seja só um pouco, no mesmo horário, ajudará a criar uma rotina e você se acostumará a ela, será até estranho o dia que você não cumprir com o seu momento de leitura, será algo natural.

 

Clube do livro: Isso pode funcionar muito bem para alguns e para outros não, tem gente que gosta muito de discutir sobre os livros que leu, trocar ideias e indicar livros, mas algumas pessoas preferem guardar para si mesmas o aprendizado que tirou de suas leituras.

 

Ler ouvindo música: Outra opção que funciona para alguns e para outros não. Tem gente que detesta ler ouvindo qualquer barulho, preferem o absoluto silêncio, mas pode funcionar para você. Coloque uma música que gosta, vá para seu espaço de leitura e comece seu momento de prazer.

 

Escrever: Comece a escrever, seja para você mesmo, para sites, blogs, você pode criar gosto por escrever e a leitura é uma parte fundamental nesse processo, ela aumenta sua bagagem cultural e expande todo seu conhecimento, além de te ajudar a aumentar o seu vocabulário.

Alimentando o hábito

alimentando-o-habito

Agora que você já tem alguns caminhos a seguir para criar o hábito da leitura do seu jeito, vamos exercitá-lo. Procure sempre ter um livro com você e continue praticando os passos que escolheu, não relaxe em relação a isso. É fácil deixar cair no esquecimento e quando você menos perceber já diminuiu seu ritmo de leitura. Como sabemos, ler é o melhor exercício e devemos praticá-lo. Esperando alguém? Leia o seu livro, esperando na fila? Leia um livro, está sem fazer nada? Livro, faça com que a leitura se torne uma parte essencial de você, não é difícil e faz muito bem para a mente, insista nesse objetivo.

Ler é o melhor remédio

ler-e-um-remedio

Se você realmente quer que a leitura seja parte da sua vida, já tem todos os caminhos a sua frente, basta segui-los e com certeza superará as suas expectativas em relação a esse hábito que devia fazer parte da vida de todas as pessoas, se não conseguir de primeira, não desista, continue tentando e quando alcançar o hábito de ler, vai perceber o quão importante é e o bem que fará a você.

Tags