areas-medicina-veterinaria

Conheça as áreas que a Medicina Veterinária abrange

A área da Medicina Veterinária é a ciência médica que tem como objetivo estudar animais, além disso, deve prevenir, controlar, erradicar e tratar de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo a saúde dos animais domésticos. O profissional deve normalmente da assistência clínica e cirúrgica aos animais. Cuida também da saúde, alimentação e reprodução dos mesmos.

Como ao passar do tempo o número de animais vêm aumentando e esse campo da medicina está em avanço constantemente. A medicina veterinária é a melhor fonte de informações que você pode obter sobre a saúde do seu animal de estimação, é por isso que a todo o momento os profissionais devem se especializar cada vez mais.

Medicina Veterinária e o mercado de trabalho

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é o segundo maior consumidor quando o assunto é o mercado pet. Isso mostra que a cada vez mais o número de animais vem crescendo, e o investimento em seu bem-estar e saúde também.

É muito comum encontrar clínicas veterinárias a todo lugar, mas será que é somente em clinicas que o profissional de Medicina Veterinária pode trabalhar? A resposta é não. A área da Medicina Veterinária abrange muito mais que apenas a parte clínica. O profissional pode se aperfeiçoar em outras áreas, como Ambiental, Controle de Pesquisas, Industria para produtos, e muito mais.

areas-medicina-veterinaria2

Áreas da Medicina Veterinária

Como citado acima, o profissional da Medicina Veterinária pode atuar em diversas áreas, que cada vez estão mais comuns e requisitadas no mercado de trabalho. Confira:

Clínica e Cirúrgica:

Nesta área, os profissionais prestam serviços de consultas ou cirurgias aos animais domésticos. Apesar de parecer um campo um pouco difícil, é a área mais seguida por muitos. Quanto maior o conhecimento, melhor será o tratamento aplicado, gerando também uma maior confiança nos donos dos animais.

 areas-medicina-veterinaria3

Produção Animal e Agronegócio:

Está uma área muito vasta e engloba a produção de alimentos de origem animal. Por ser um ramo que sempre está em movimento, ele gera uma boa renda e grandes oportunidades. O profissional nesta área, tem a função de garantir que o alimento seja produzido com eficiência e que chegue na casa do consumidor em condições de consumo. Além disso ele pode atuar desde a criação dos animais até o manejo e a venda dos produtos.

areas-medicina-veterinaria4

Saúde Pública, Vigilância e Inspeção:

Nessas áreas, o profissional é responsável por toda a parte da fiscalização em qualquer indústria que produza, utilize ou processe alimentos com origem animal, como por exemplo frigoríficos e supermercados. O profissional vai até o local, realiza a vistoria e verifica se o local e instalações seguem de maneira correta para continuar a produção.

Ensino:

O profissional de Medicina Veterinária também pode atuar no ensino como professor universitário, ministrando cursos ou palestras. Porém para isso é necessário investir na especialização. Ótimas vagas de concursos são abertas para ingressar em excelentes faculdades, uma grande oportunidade.

areas-medicina-veterinaria5

Controle de pesquisa:

Esta é uma área que ainda está crescendo no Brasil, mas tem como foco algumas atividades como clonagem, melhoramento genético e transgenia.

Extensão Rural:

Essa área permite que o profissional trabalhe diretamente com produtos rurais, que geralmente estão ligados ao agronegócio. Trabalha com novas tecnologias e faz com que beneficiem a produção.

Dicas para a Medicina Veterinária

  • Procure se informar melhor sobre a profissão que irá realizar, evitando que frustações futuras aconteçam;
  • Se possível na graduação, envolva-se com atividades complementares voltadas para a área que você possui interesse em seguir, como pesquisas, estágios, visitas técnicas;
  • Após a formação, invista em especializações na área desejada, isso no futuro irá lhe ajudar muito na hora de procurar um emprego no mercado de trabalho;
  • Mantenha-se sempre atualizado e informado sobre o ramo da Medicina Veterinária, como já falado é uma área que a todo momento está em crescimento.

areas-medicina-veterinaria6

Visto isso, agora você já sabe que a Medicina Veterinária é uma área com diversas especialidades. Que tal conferir em nosso site livros sobre o tema? Aproveite: