medicamentos para medicina alternativa

Conheça os benefícios da medicina alternativa

Você já ouviu falar dos métodos que envolvem a medicina alternativa? A aplicação destes tratamentos pode trazer inúmeros benefícios para a mente e corpo-humano. Se combinados com a medicina ocidental é possível alcançar resultados impressionantes, confira:

medicamentos para medicina alternativa

O que é medicina alternativa?

A prática da medicina alternativa envolve o uso de medicamentos naturais, terapias e práticas específicas que diferem das normalmente utilizadas na medicina ocidental. A eficiência da medicina alternativa não é totalmente comprovada, no entanto, muitos profissionais afiram que utilizá-la como um complemento traz muitos benefícios aos pacientes.

No campo da medicina alternativa encontramos diversos métodos, como a homeopatia, acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, Shiatsu, reflexologia, e medicina tradicional chinesa. Como você pode ver, a lista de práticas é grande e cada uma possui sua finalidade em especial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a medicina alternativa pode ser definida como um conjunto de práticas que seguem e fazem parte da tradição de cada país, não sendo reconhecida cientificamente. No entanto, é considerada como um complemento para a medicina tradicional e pode ser utilizada sem maiores problemas.

Práticas da medicina alternativa

técnicas de medicina alternativa

Agora que você já sabe o que é a medicina alternativa, vamos conhecer melhor as suas práticas e como elas afetam o corpo humano e quais benefícios ela pode trazer para você.

Shiatsu: O Shiatsu significa pressão com os dedos, sendo uma técnica extremamente antiga de massagem. Neste método, o massagista trabalha com a energia da pessoa, essa energia é denominada como ‘’Ki’’ e acredita-se que quando o Ki está em desequilibro leva a stress, dores, tensão e entre outros males. Existem clínicas especializadas na aplicação do Shiatsu e profissionais capacitados na área. Vale a pena experimentar e testar por si mesmo os resultados.

Homeopatia: A Homeopatia faz parte da medicina alternativa por desenvolver remédios extraídos de plantas, minerais, vegetais e entre outros componentes com a finalidade de oferecer uma prevenção e tratamento diferenciado para as doenças e pessoas sadias. A ideia da homeopatia é de que existe um desequilibro no organismo das pessoas, esse desiquilíbrio pode ser restaurado por meio de medicamentos naturais e manipulados que estimulam o organismo a combater as doenças.

Fitoterapia: A fitoterapia consiste no uso exclusivo de plantas e das suas substâncias para o desenvolvimento de remédios com a finalidade do tratamento e prevenção de doenças que afetam o organismo do corpo humano. Diferente da homeopatia, não utiliza princípios ativos isolados de componentes como minerais. É considerada também uma medicina alternativa e pode ser utilizada na complementação de tratamentos realizados pela clássica medicina ocidental.

Acupuntura: Também originada dos antigos chineses, a acupuntura é uma técnica milenar onde se utiliza agulhas em determinas pontos do corpo humano para estimular as terminações nervosas e enviar mensagens até o cérebro e agindo diretamente no corpo. Pode ser utilizada para tratar doenças respiratórias, distúrbios de sono, problemas gastrointestinais e entre outros males. Não é reconhecida como uma prática médica, mas sim como complementar a medicina alternativa, existindo até pesquisas que comprovam a sua eficiência. Esta prática deve ser realizada apenas por especialistas e profissionais qualificados.

Aromaterapia: A aromaterapia utiliza de fragrâncias e óleos para estimular o bem-estar e a saúde do corpo humano. Por meio do olfato e de momentos diários de tratamento é capaz de tratar disfunções orgânicas e doenças psicológicas. Também é uma técnica bastante antiga e é muito utilizada para complementar a medicina tradicional. São extraídos óleos de plantas, raízes, ervas, sementes, madeiras e outros elementos encontrados na natureza para realizar os tratamentos.

Reflexologia: Esta técnica é utilizada pelos acupunturistas e fisioterapeutas. Consiste em pressionar e utilizar de pressão para equilibrar as energias do corpo, seguindo o mesmo princípio da acupuntura, estimular o corpo para combater doenças físicas e psicológicas por meio do controle do equilíbrio da energia. São realizadas pequenas massagens com a finalidade de curar os pontos que estão em desequilíbrio.

Medicina tradicional chinesa: A medicina tradicional chinesa engloba várias práticas que são classificadas como medicina alternativa. A acupuntura, massagem em pontos de pressão, queima de moxa, restauração do fluxo de KI, tudo está dentro da medicina tradicional chinesa. É uma arte antiga e bastante utilizada para complementar os tratamentos desenvolvidos pela medicina ocidental.

As práticas da medicina alternativa funcionam?

métodos de medicina alternativa

A maioria dos métodos que estão classificados dentro da medicina alternativa não possuem uma eficácia comprovada, a acupuntura é uma das práticas que mais possui estudos apresentando provas da sua funcionalidade. A maioria destas aplicações são seguras e podem ser realizadas sem maiores preocupações.

Não é recomendado substituir os tratamentos e medicamentos da medicina ocidental pela medicina alternativa, o ideal é apenas efetuar este tipo de tratamento com profissionais e com uma recomendação segura.

Aproveite os benefícios

medicamentos para medicina alternativa

As práticas da medicina alternativa podem oferecer muitos benefícios para a mente e corpo humano, experimente algum método que você se sinta seguro com o acompanhamento de um profissional e veja os resultados no seu corpo.