Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho

Por mais que sejamos impactados diariamente com panfletos e notícias sobre a postura correta, dificilmente acatamos aos conselhos e orientações descritas nesses meios. Porém, grande parte das pessoas só recebe a informação de como se portar, mas não entendem ao certo os motivos pelos quais é importante adotar certas posturas no ambiente de trabalho.

Tendo a noção de que passamos a maior parte dos nossos dias dentro das empresas, podemos constatar que os riscos de se contrair problemas no corpo são muito grandes se as precauções corretas não forem tomadas. Por isso, nós vamos desvendar os malefícios que a postura incorreta pode fornecer, a fim de ajudar você a entender melhor e conscientizar os pacientes e colegas.

Diferença entre a postura em casa e no trabalho

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho (1)

A verdade é que todas as pessoas devem adotar a postura correta em qualquer lugar, porém, no ambiente de trabalho os riscos são maiores devido ao tempo em que passamos na mesma posição. Isso pode intensificar quaisquer tipos de problemas que o nosso corpo venha a contrair. Por isso, adotar o método seguro é muito importante no cotidiano profissional.

Por isso, um bom profissional de saúde precisa atentar seus pacientes dos riscos que corre em ficar tantas horas numa postura incorreta dentro do trabalho, além de mostrar que, ao chegar em casa, essa situação tende a se intensificar ainda mais devido ao relaxamento em que ela fica.

Malefícios da postura errada

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho (2)

Se as queixas que chegam até você estão relacionadas à muitas dores pelo corpo, principalmente nas pernas, braços, coluna e pescoço, está na hora de mudar a postura dessas pessoas. Acontece que esses sintomas, muito provavelmente, são causados pela má forma com que se senta na cadeira. Tratando do ambiente de trabalho, o tempo em que o corpo fica na mesma posição perigosa é muito alto, o que pode acabar resultando em graves problemas, muitas vezes difíceis de serem tratados.

A primeira grande situação que todos enfrentamos devido à má postura é o estresse exagerado. Isso ocorre como uma forma de alerta do corpo para as dores em inúmeras partes dele. O humor fica ruim e piora todas as tarefas que serão realizadas ao longo do dia devido a uma irritação grande em diversos pontos. Isso provoca o nosso segundo problema: o rendimento.

A falta de vontade na realização das tarefas causadas pelo mal-estar acaba diminuindo o rendimento no trabalho. As obrigações do cotidiano são finalizadas em um tempo mais demorado, se acumulando cada vez mais e gerando uma bola de neve enorme que apenas piora o estresse e nervosismo. Por isso, o alerta de um médico a essas pessoas pode ser decisivo até mesmo para o crescimento profissional deles.

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho (3)

Outro grave problema causado pela falta de postura adequada é a Hipercifose, mais conhecida como “corcunda”. Além disso, a tendinite, dor de cabeça, escoliose e hérnia de disco podem aparecer num piscar de olhos e se intensificarem ao longo dos dias, gerando uma situação bastante complicada do ponto de vista médico.

Situações como problemas de visão e audição também não escapam da má postura, sendo muito recorrentes nas clínicas médicas, principalmente para quem trabalha diariamente em frente a telas tecnológicas, como computador, televisão, celulares, entre outros.

Esses fatos demonstram a grande importância em se manter a postura adequada no ambiente de trabalho, visando a proteção contra situações muito complexas e que resultam em complicações quase irreversíveis, dependendo do tempo e estado do trabalhador. Por isso, essas informações não são destinadas apenas aos colaboradores de uma empresa, é também o papel dos empresários em observar o bom andamento e saúde dos funcionários. Sendo assim, os profissionais de saúde precisam alertar esses indivíduos dos riscos à saúde.

Cuidados a serem tomados

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho (4)

A primeira parte dos cuidados fica por conta do exercício que se deve fazer antes e depois do expediente (se possível, no meio também). É interessante que o alongamento do corpo seja realizado, desde os braços, pescoço e coluna até os pés, pernas e cintura. Feito isso, é hora de ajustar a cadeira para que fique confortável e possibilite uma melhor circulação sanguínea.

A primeira coisa é sentar-se no meio do assento e verificar se os pés encostam no chão. Feito isso, alinhe sua coluna e cintura corretamente e regule a altura, observando se os joelhos ficam com uma folga de uns 2 cm da cadeira. Além disso, os médicos e fisioterapeutas aconselham o uso de apoio para os pés, a fim de ajudar ainda mais a circulação e evitar varizes.

Aos que trabalham em frente a telas, como as do computador, e call center, a recomendação é que o monitor fique na altura dos olhos com um brilho mediano, para não prejudicar a visão. Para atender aos telefonemas, a recomendação é o uso de fones de ouvido numa altura razoável, para não irritar e ativar pontos nervosos da audição.

O que as empresas podem fazer?

Conheça os malefícios de uma postura incorreta no trabalho (5)

É altamente recomendável que as empresas forneçam ginástica laboral aos colaboradores, e permitam minutos de descanso para que essas pessoas possam se levantar e movimentar as articulações em períodos ao longo do dia. Além disso, um fator extremamente importante dentro de um espaço colaborativo é o uso de uma temperatura adequada a todos, que não seja muito fria e nem quente demais. Isso favorece a saúde dos indivíduos.

Outra dica é o fornecimento abundante de água e outros líquidos para hidratação diária, para que o corpo possa ter energia suficiente para enfrentar as tarefas cansativas do cotidiano. Um fator que pode influenciar bastante no estresse dos trabalhadores é o excessivo som de telefones e ruídos dentro do estabelecimento juntamente com uma iluminação não muito agradável (forte demais ou muito fraca).

Por isso, ofereça seus serviços para as empresas e mostre a eles a importância de manter os funcionários saudáveis desde o momento da postura correta até a alimentação do dia-a-dia. É um dever, como profissional da saúde, alertar a população e os empresários desses riscos que atingem tantas pessoas pelo mundo.