Dia da Saúde Ocular

Fique de olho. Dia 10 de julho é o Dia da Saúde Ocular. A visão é um dos principais sentidos do Homem, sendo responsável por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, merece atenção e cuidados especiais.

Para que a saúde ocular seja preservada, basta tomar cuidados simples

Dia da Saúde Ocular

 

Além de visitas regulares ao oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, é importante também procurar um especialista em caso de qualquer sintoma. Controlar a pressão arterial e o diabetes, também, são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata, glaucoma e outras.

Dia da Saúde Ocular2

Muitos dos problemas de visão podem ser evitados com bons hábitos.  Alguns exemplos: usar óculos de sol com proteção para raios ultravioleta, utilizar o computador de maneira adequada com bom posicionamento do monitor, piscando frequentemente, e iluminação correta do ambiente, que é importante também para a leitura, vídeo game e televisão. Além disso, as maquiagens não podem estar com data de validade vencida e devem ser dermatologicamente testadas.

8 em cada 10 casos da perda de visão poderiam ser evitados

Dia da Saúde Ocular3

 

Saúde dos olhos na infância

Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores. A catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Embora ela possa ter caráter hereditário, muitas vezes está ligada ao contágio por rubéola. Ou seja: basta o devido acompanhamento pré-natal, com a observação das recomendações médicas, para que a mãe proteja a visão de seu filho.

Para que serve o teste do olhinho?

Vale destacar também a importância do teste do olhinho, realizado pelo pediatra logo apos o nascimento. O exame verifica a presença de leucoria – mancha branca no olho – e descarta problemas congênitos. Todo recém-nascido deve realizá-lo.

Outro cuidado relevante, diz respeito às crianças em fase escolar. Todas devem ser submetidas ao exame de acuidade visual. Os defeitos refrativos – miopia, hipermetropia e astigmatismo – também protagonizam a perda visual quando não são corrigidos no momento certo.

Algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado

Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão.

Cada situação requer um cuidado especial 

Dia da Saúde Ocular4

 

No inverno, a doença ocular mais comum é conjuntivite. Entenda e previna.

Dia da Saúde Ocular5