Dia da Vacina BCG

Hoje, dia 1º de julho, se comemora, no Brasil, a criação da vacina contra a tuberculose, a BCG. A sigla do produto BCG faz referência ao termo “Bacilo de Calmette e Guérin”, que leva o nome dos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Calmette, inventores da substância usada para criar imunidade. A dupla começou a trabalhar na invenção em 1908 e finalizaram-na 13 anos depois, em 1921.

A Vacina BCG é de extrema importância, pois previne a população contra as formas graves de tuberculose, e deve ser tomada ainda nos primeiros dias de vida. Sua aplicação é bastante segura, normalmente sem reações adversas.

Dia da Vacina BCG

 

Atualmente, a tuberculose já tem cura. No entanto, sem diagnóstico ou tratamento adequado a doença pode causar óbito ou deixar sérias sequelas no paciente.

A vacina BCG deve ser aplicada por via intradérmica, portanto dentro da pele. Isso é importante porque a injeção, quando feita muito profunda, está associada a maior risco de reações adversas. Ela é normalmente administrada no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide. Esta vacina é a que deixa uma marquinha no braço, a cicatriz é um dos indícios de que o organismo está protegido.

Previna-se conta a tuberculose

Dia da Vacina BCG2

 

Entenda melhor a tosse

Dia da Vacina BCG4

 

Dia da Vacina BCG3

 

Um terço da população mundial está infectado pelo bacilo Koch, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Só no Brasil, surgem cerca de 100 mil novos casos da doença a cada ano. Suspeite de tuberculose em caso de tosse persistente.

Sintomas

  • Febre alta;
  • Perda do apetite;
  • Emagrecimento;
  • Tosse persistente;
  • Dificuldade de respirar;
  • Cansaço.

Tratamento

Tuberculose pode ser tratada com medicamentos orais. Trata-se de uma combinação de quatro medicamentos. A duração do tratamento é de seis meses, normalmente, mas os pacientes melhoram bastante já nas primeiras semanas.

Imunize seus filhos

Fique imune às preocupações! Tuberculose não se combate com sorte, mas com atitude. A vacina é obrigatória e está disponível no sistema público e também privado e não tem um período de vacinação específico.