Dia Mundial do Doador de Sangue

Doe sangue, doe vida. Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A doação de sangue é um gesto simples, mas tão importante que pode salvar vidas. Se você ainda não é um doador, informe-se e faça parte do grupo. Doar sangue é rápido, seguro e, acima de tudo, um grande exercício de solidariedade e amor ao próximo.

diamundialdoadorsangue

Apenas 1,7% da população brasileira é doadora. É hora de mudar essa realidade. Como? Vamos lá, 30 minutos é o tempo médio que uma pessoa gasta para doar 450 ml de sangue e ajudar a salvar a vida de outras três – entre vítimas de acidentes, mães com complicações durante o parto ou a gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer.

Doar sangue não dói, é rápido, não afeta a saúde e faz uma grande diferença aos pacientes que necessitam de transfusão – no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa precisa de sangue. Ainda assim, uma das maiores dificuldades da área da saúde é encontrar pessoas dispostas a doar sangue para suprir a demanda diária dos hospitais pelo tecido.

Para reverter essa situação, o melhor caminho, de acordo com a ONU, é investir em educação e infraestrutura e transformar a doação de sangue em uma questão prioritária das políticas nacionais de saúde.

diamundialdoadorsangue4.4

 

Veja como é fácil ser um doador:

  • Procure a central de doação mais próxima de você;
  • Esteja em boas condições de saúde;
  • Tenha entre 18 e 65 anos;
  • Pese no mínimo 50 kg;
  • Esteja descansado e alimentado (evite alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Opte por uma alimentação leve (não doar em jejum);
  • Não fume por, pelo menos, 2 horas antes da doação.

diamundialdoadorsangue2

 

A solidariedade corre em suas veias? Procure o Hemocentro mais próximo e seja também um doador! #VamosAjudarQuemNãoPodeEsperar