Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão

hipertensão

Você é 12 por 8? hipertensão arterial acontece quando a pressão sanguínea está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. “Eu Sou 12 por 8” é uma campanha do Departamento de hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia que procura alertar a sociedade a respeito dos cuidados preventivos em relação à doença. Nesse dia 26, escolha viver com mais informação e qualidade.

Sintomas

Na maioria das vezes, não há sintomas claros. Os sintomas podem incluir:

• Confusão
• Ruídos ou zumbido nos ouvidos
• Fadiga
• Dor de cabeça
• Batimento cardíaco irregular
• Hemorragia nasal
• Alterações da visão

hipertensão1

As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Conheça os níveis

hipertensão2

 

Prevenção e tratamento

Meça sua pressão regularmente. 5 passos para prevenir e controlar a doença:

1. Pratique atividades físicas regulares de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana.

2. Reduza do consumo de sal na alimentação, não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos.

3. Mantenha o peso adequado, reduza o peso se tiver sobrepeso ou obesidade.

4. Controle o estresse, estabeleça um sono adequado, controle a ansiedade e a depressão e faça exercícios de relaxamento.

5. Utilize, se necessário, medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. Lembre-se: a maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos. Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

 

Siga os 10 mandamentos 

hipertensão3