Dia Nacional do Diabetes

Dia Nacional do Diabetes

 

Pratique saúde. Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes, doença que pode ser controlada com simples atos. O diabetes é caracterizado por valores elevados de glicose no sangue. O excesso de açúcar na corrente sanguínea ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o hormônio não age adequadamente.

Dia Nacional do Diabetes2

 

Dia Nacional do Diabetes3

 

Prevenção

Para não desenvolver o diabetes, é necessária uma alimentação saudável, sem exageros de carboidratos e de gordura saturada. A atividade física também se mostra um grande aliado da prevenção. O ideal é acumular 30 minutos diários de atividade física aeróbica leve, como caminhada. Entre todos os cuidados, o mais importante é manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

Sintomas

  • Muita sede;
  • Aumento do apetite;
  • Alterações visuais (visão embaçada);
  • Impotência sexual;
  • Infecções fúngicas na pele e nas unhas;
  • Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;
  • Distúrbios cardíacos e renais.

Dia Nacional do Diabetes4

Dia Nacional do Diabetes5

 

Entenda melhor a Diabetes Gestacional 

Dia Nacional do Diabetes6

 

Tratamento

A mudança do estilo de vida é primordial para prevenir e regular a doença. Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e disciplina devem se tornar hábitos, sobretudo, para quem tem tendência, mesmo que genética, a ter doença.

Uma alimentação equilibrada é a base para a saúde do indivíduo. A partir do diagnóstico da doença, a pessoa deve controlar a glicemia, já que hiperglicemia, ou seja, alta taxa de açúcar no sangue pode causar sérios danos à saúde do diabético.

Dia Nacional do Diabetes7

 

Dia Nacional do Diabetes8