Dormir em barraca de lona pode combater insônia, diz estudo

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Dormir em uma barraca de lona pode ajudar a combater a insônia, é o que conclui um estudo feito pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, a luz natural do amanhecer e entardecer ajuda a sincronizar os relógios internos do organismo, assim, após uma semana do ciclo claro-escuro da luz natural as pessoas sentem mais facilidade para dormir e acordam mais descansadas. “Ao aumentar a nossa exposição à luz solar e reduzir a exposição à iluminação elétrica durante a noite podemos transformar o nosso relógio interno e os tempos de sono de volta e, provavelmente, tornar mais fácil o despertar e estar alerta na parte da manhã”, disse o pesquisador Kenneth Wright,

O estudo analisou os padrões de sono e mediu o relógio interno do corpo de oito adultos que foram expostos à iluminação elétrica em casa e no trabalho. Depois de o grupo passar uma semana em acampamentos, os exames foram refeitos. No primeiro experimento, os voluntários tenderam a ficar acordados até depois da meia noite e despertar às 8h. A luz artificial resultou em um atraso de duas horas no relógio biológico interno. Depois de passarem algum tempo na natureza, o relógio biológico – e padrão de sono – voltou ao normal.

O estudo mostra que os níveis de melatonina, o hormônio do “relógio biológico” que regula os ciclos de acordar e dormir, diminuem apenas duas horas depois que os pacientes foram expostas à luz artificial. As descobertas sugerem que no ambiente moderno, nossa noite biológica se estende para depois do horário que acordarmos, esta pode ser a principal causa para nos sentirmos sonolentos logo após acordar pela manhã.

Como o camping não é uma opção viável para todos, os cientistas sugerem outras estratégias para sincronizar nosso relógio biológico e acordarmos mais bem dispostos.

Uma caminhada pela manhã, sentar próximo a uma janela no trabalho ou ir caminho no horário de almoço ajuda a aumentar a exposição à luz natural. E, ao anoitecer, o recomendado é diminuir as luzes e desligar os computadores e TVs.

 

Com informações do Daily Mail