especificacoes-medicina

Entenda as especializações da medicina

A Medicina é uma área que aborda o estudo prático e teórico da saúde. É um curso muito dinâmico e aborda diversos assuntos, além disso, seu principal objetivo é capacitar o aluno para curar e prevenir doenças, e promover um bem-estar mental, físico, social e psicológico ao paciente.

Porém por ser uma área muito grande, conta com diversas extensões para se profissionalizar, o curso básico forma o aluno como Clínico Geral, após isso, na residência médica, o profissional pode escolher qual caminho seguir e qual das especializações da medicina pretende se certificar. Aqui você vai encontrar as áreas de especificações mais comuns no mercado com as informações necessárias para você, continue lendo.

especificacoes-medicina

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina, é totalmente dedicado a entender o ser humano, com o intuito de curar, restaurar e prevenir de diversas doenças. Além disso, proporciona o conhecimento necessário para que o estudante promova a saúde e bem-estar dos indivíduos desde a infância até a maturidade. É um curso complexo e exige total dedicação do estudante.

O curso de Medicina tem a duração mínima de seis anos. Durante os primeiros anos do curso, o aluno aprende os principais fundamentos teóricos da área, temas como Anatomia, Bioquímica e Imunologia são abordados. Nos anos seguintes, os temas são mais específicos, como Patologia e Fisiopatologia, dando ênfase no estudo de doenças e como elas se manifestam. Ao longo dos anos, o aluno conta com aulas práticas, se especializando no atendimento dos pacientes. Como a medicina conta com diversas expansões, o curso prepara o estudante para noções básicas da rotina hospitalar, após isso é necessário passar pela residência hospitalar, onde o mesmo pode escolher por qual área se especializar.

curso-de-medicina

O que o profissional faz após sua formação?

Após a formação, o estudante está capacitado para atuar como Clínico Geral, onde investiga e se aprofunda sobre as causas das doenças humanas comuns. Porém a área da Medicina conta com diversas especificações, confira cada uma:

  • Alergia e Imunologia: O profissional nessa área é treinado para cuidar, realizar a interpretação de testes, procedimentos e diagnosticar pacientes com doenças alérgicas. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o programa de residência nessa especialidade tem a duração de dois anos, e como pré-requisito é necessário possuir residência prévia em Clínica Médica e/ou Pediatria. Apesar de ser uma área muito importante, existem poucos centros que oferecerem essa especialidade, os principais estão concentrados no Estado de São Paulo.
  • Anestesiologia: A Anestesiologia é uma especialidade médica que têm como objetivo evitar a dor em um procedimento médico. O profissional nessa área é conhecido como Anestesiologista e é responsável pela avaliação do paciente, a escolha da anestesia a ser usada, vigilância durante a cirurgia e a recuperação da anestesia. O trabalho do anestesiologista não é limitado somente durante um ato cirúrgico, mas pode atuar também em clínicas de dor. Segundo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBAHQ), o programa de residência nessa especialidade tem a duração de três anos.
  • Angiologia: A Angiologia, é uma especialidade médica que é responsável pelo cuidado e tratamento cirúrgico de doenças que afetam os vasos sanguíneos e linfáticos. É uma área que atua juntamente com a cirurgia vascular. O Angiologista realiza a avaliação do paciente e faz o diagnóstico de doenças vasculares, possibilitando o tratamento. O programa de residência nessa especialidade tem a duração de dois anos, e como pré-requisito é necessário possuir residência prévia em Cirurgia Geral.
  • Cardiologia: É uma das áreas mais tradicionais e conhecidas entre as outras especialidades médicas. O profissional que deseja trabalhar em Cardiologia, tem como objetivo estudar, diagnosticar e tratar de doenças que estão relacionadas ao coração e grandes vasos. Para isso é necessário como pré-requisito, dois anos prévios de residência em clínica médica. O programa dura dois anos, com carga horária mínima de 60 horas semanais, 10% a 20% dessa carga é destinada a atividades teóricas, como aulas e seminários.

cardiologia

  • Cirurgia Geral: Na área de Cirurgia Geral, os estudantes são capacitados para trabalhar com diversas situações que o corpo humano está sendo afetado e uma intervenção cirúrgica seja necessária. Como a Cirurgia Geral abrange mais especificações, como cirurgia vascular, torácica, urológica, pediátrica e plástica, é muito comum que após os médicos concluírem a residência, se especializem em alguma dessas áreas. O programa leva dois anos, possui uma carga horária de 60 horas semanais sendo 20% teóricas e 80% práticas, porém devido a plantões noturnos ou cirurgias mais prolongadas, as horas podem se estender. Para ingressar nessa residência, nenhum pré-requisito é solicitado.
  • Oncologia: Essa especialização é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de tumores malignos sólidos. É também conhecida como cancerologia, e é divida em três áreas, oncologia clínica, cirúrgica e pediátrica. A oncologia clínica lida com o tratamento clínico dos tumores, a oncologia cirúrgica lida com o tratamento cirúrgico do câncer, e a oncologia pediátrica, realiza o mesmo trabalho, porém em crianças. A residência nessa área tem como pré-requisito dois anos em clínica médica e possui duração de três anos.
  • Dermatologia: A Dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele do ser humano, desde uma simples infecção, até casos mais graves, como um tumor. É uma área divida em várias extensões, como dermatologia clínica, cirúrgica, estética e laboratorial, tricologia, onicologia, estomatologia. Se tornando muito comum após a residência em Dermatologia, os profissionais se especializarem em alguma dessas áreas. O programa dura três anos e não conta com pré-requisito para ingressar.

dermatologia

  • Geriatria: Essa área da medicina tem como objetivo estudar, prevenir e tratar doenças em idosos, prolongando por mais tempo a vida do paciente. O profissional nessa área se dedica ao paciente por completo, proporcionado a ele uma melhor qualidade de vida, é responsável por solicitar e acompanhar exames, confirmando a saúde do idoso. O programa dura dois anos, e como pré-requisito é necessário ter dois anos na área de Clínica Médica.
  • Ginecologia e Obstetrícia: A área da Ginecologia abrange o cuidado dos órgãos pélvicos internos e externos da mulher, além disso o profissional também deve observar sinais em relação ao câncer de mama. O profissional nessa área deve cuidar e detectar situações que podem afetar a saúde da mulher, e de possíveis gravidez que possam acontecer, mantendo o tratamento do início ao fim. O programa tem a duração de três anos e não é necessário pré-requisitos para ingressar.
  • Gastroenterologia: Essa especialização cuida não só do estômago e intestino, como muitos pensam, a Gastroenterologia aborda o tratamento de todas as doenças que envolvem o tubo digestivo. Ela é dividia em duas áreas, a cirúrgica, conhecida como Cirurgia do Aparelho Digestivo e a clínica, conhecida como Gastroclínica. Atualmente existem cerca de 65 serviços que oferecem residência médica em gastro por todo o país, e formam cerca de 250 residentes por ano. O programa tem a duração de dois anos e como pré-requisito é necessário ter dois anos na área de Clínica Médica.

gastroenterologia

  • Genética Médica: Essa área conta com profissionais que realizam avaliações, diagnósticos e tratamentos em pacientes com doenças genéticas. O Geneticista é responsável também pelo aconselhamento genético do paciente e de sua família. O programa tem a duração de três anos e não é necessário pré-requisitos para ingressar.
  • Medicina Intensiva: Essa especialidade surgiu em torno dos anos 50, quando conceitos sobre ressuscitação cardiopulmonar e cerebral foram iniciados. A área aborda os conhecimentos médicos da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pediatria, que juntos aos conhecimentos de fisiologia aplicada e tecnologia avançada, permitem auxiliar o paciente caso esteja passando por alguma situação grave. Ou seja, basicamente é a especialidade em que tem como objetivo dar todo o suporte necessário à vida ou a sistemas e órgãos em pacientes que se encontram em um estado crítico. O programa tem a duração de dois anos e como pré-requisito é necessário ter dois anos na área de Clínica Médica, dois anos na área de Clínica Geral ou três anos na área de Anestesiologia.
  • Otorrinolaringologia: Essa área da Medicina abrange o tratamento de doenças no ouvido, nariz e garganta, como infecções e inflamações das vias áreas, distúrbios digestivos, da fala, audição, entre outros. O Otorrino conta com várias possibilidades de atuação e dependendo de suas habilidades, está preparado para atuar em diversas áreas. O programa tem a duração de três anos e não é necessário pré-requisitos para ingressar.
  • Pediatria: Essa especialidade da Medicina tem como objetivo tratar, estudar e acompanhar o ser humano desde seu nascimento, até a adolescência. O profissional dessa área é responsável por prevenir acidentes e doenças, acompanhar as vacinas, tratar de patologias, e cuidar da saúde da criança ou adolescente. O programa tem a duração de dois anos e não é necessário pré-requisitos para ingressar.

pediatria

  • Psiquiatria: Essa extensão da medicina tem como objetivo auxiliar o paciente com o tratamento de perturbações psíquicas humanas, como a depressão e o transtorno bipolar, diagnosticando e tratando para que não voltem a acontecer e atrapalhar o desenvolvimento do ser humano. O profissional conta com diversos recursos e deve sempre passar o melhor tratamento ao paciente.
  • Urologia: A Urologia é a área responsável pelo cuidado, tratamento e acompanhamento do sistema genital e urinário masculino. Muitos pensam que o Urologista atende somente homens, porém como o mesmo é responsável por cuidar do sistema urinário, pode tratar tanto homens quanto mulheres. O programa tem a duração de dois anos e como pré-requisito é necessário ter dois anos na área de Clínica Médica.

Como eu sei qual é a melhor área para mim?

Como a medicina possui diferentes ramificações, escolher uma área é uma decisão difícil, por isso separamos algumas dicas:

  • Obtenha informações sobre a área que deseja cursar, evitando futuras frustações;
  • Se possível durante a graduação, procure se envolver com atividades complementares que são voltadas para área que deseja seguir;
  • Mantenha-se atualizado sobre cursos, aulas e palestras com o tema da área que deseja seguir, possibilitando que você se aprofunde mais no tema;
  • Se possível converse com profissionais que já atuam na área, e peça por experiências, assim você pode obter uma noção sobre a área.

areas-da-medicina

Optar por qualquer uma das áreas da Medicina é uma excelente escolha, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apresenta que a carreira de Medicina é a que mais remunera e que apresenta a maior taxa de ocupação, com grande maioria de empregados. Essa pode ser uma ótima oportunidade para você. Caso queira aprimorar seus conhecimentos, contamos com uma diversidade de livros com o tema, aproveite!