5-sinais-da-depressao

Fique atento: 3 sinais da Depressão

A mudança de humor e sentimentos é natural do ser humano. Às vezes temos momentos de tristeza, ou até mesmo quereremos ficar sozinhos por um tempo. Então, como diagnosticar uma doença como a depressão?

A depressão ainda é uma doença que acompanha muitos tabus na nossa sociedade. Isso faz com que muitas vezes não saibamos identificar se estamos depressivos ou se alguém próximo a nós está.

No texto de hoje vamos falar sobre os 3 principais sinais da depressão para ficarmos atentos. Confira:

Falta de Apetite

Outro sinal muito comum de quem está com depressão é a perda de apetite. O ato de comer está intimamente ligado à sensação de prazer proporcionada pela temperatura e claro, o sabor dos alimentos. Esta é uma doença que faz com que se perca a capacidade de sentir prazer, assim a pessoa não se sente motivada a se alimentar.

Há alguns casos, mesmo que raros, em que o quadro depressivo aumenta o apetite, fazendo com que se consuma muito carboidrato e principalmente, açúcar em excesso.

Problemas ao dormir

A depressão causa vários transtornos do sono. Ela pode fazer tanto com que a pessoa durma excessivamente, como ter noites perturbadas ou até mesmo ter insônia, o que interfere vários processos biológicos naturais pelos quais o nosso corpo passa quando estamos dormindo.

Em casos da falta de sono pode deixar a pessoa ainda mais estressada, pois o corpo não tem o seu descanso diário, prejudicando a realização de diversos processos fisiológicos. Já quem dorme muito perde a vontade de fazer tudo, até mesmo o que lhe dava prazer, pensando apenas em dormir.

Seja dormindo muito ou pouco, pessoas com depressão se sentem sempre cansados e isso interfere nas constantes variações de humor.

falta-de-sono-sintoma-depressao

Variação de humor

A variação constante de humor é um dos sintomas mais conhecidos de todos os transtornos depressivos.

A tristeza é o humor predominante, deixando o indivíduo desanimado e indiferente. Com o humor depressivo, a pessoa passa a ver tudo e todos por uma perspectiva muito negativa. Nesses casos, a autoestima costuma ser muito afetada

Há também a depressão bipolar, em que são constantes as oscilações de profunda tristeza para a euforia.

Estar triste, sem fome ou até mesmo não conseguir dormir um dia ou outro é natural do ser humano. O diagnóstico da depressão costuma acontecer após mais de 15 dias em que esses sintomas são constantes.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário.