Hábitos de estudo ajudam a absorver mais conhecimento

O segundo semestre acadêmico começou há pouco mais de um mês e as datas das primeiras provas já se aproximam no calendário. Ter organização e manter um hábito de estudo pode ser a diferença entre virar madrugadas estudando e manter um ritmo saudável com boas notas. Para otimizar a sua rotina de aprendizado, nós separamos algumas dicas que vão dar um upgrade nas suas notas.

tumblr_nc8y0geA1N1sshfoeo1_500

Na foto: “Hora de pegar pesado no estudo”.

Espaço de estudo

O primeiro passo é definir um local para estudar. Assim, você pode personalizar o espaço e deixar a sua cara. É legal ter uma mesa plana, em um ambiente arejado e bem iluminado. Para deixar o estudo mais dinâmico, incluir um painel na parede é uma boa ideia. Ele possibilita a criação de mapas conceituais, listas e imagens de anatomia.

Listas

Um ponto essencial para uma rotina organizada é criar o hábito de trabalhar com listas e cronogramas. Anotar as datas das provas, trabalhos e apresentações em um calendário, ajuda você a estruturar os seus horários para realizar as tarefas. Mantenha esse calendário na mesa onde você estuda, assim você nunca se esquecerá de fazer uma resenha, ou um artigo, por exemplo.

concursos-publicos-local-de-estudo-biblioteca-concentração-como-passar

Relacionamentos

Relacionamentos sociais são a maior dádiva do ser humano. Aproveite suas amizades para tirar dúvidas, estudar em grupo e criar uma rede de network. Uma boa comunicação aproxima também a relação aluno-professor, o que melhora a aprendizagem consideravelmente.

Bem-estar

Você acha que estudar é uma atividade chata? Procure métodos para transformar isso em algo mais dinâmico. Trabalhe com cores, áudios, músicas e complemente com vídeos da internet. Há canais no Youtube totalmente especializados em vídeo aulas curtas que buscam interagir com o espectador.

Um bom ponto é trabalhar com a saúde e o poder mental: focar em objetivos ajuda a cumprir prazos e a realizar atividades difíceis. Cuide da sua saúde, alimente-se bem e tenha, pelo menos, 8 horas de sono.