Melhore sua leitura: use técnicas mais eficientes

melhore-sua-leitura-com-tecnicas

Sabe aquele pequeno hábito de ter que voltar atrás na leitura de um mesmo parágrafo ou página porque você estava apenas lendo e não compreendendo o texto?

Isso é absolutamente normal com a maioria das pessoas, mas, se você precisa aprender mais e melhor, é preciso evitar esse comportamento ao máximo.

Por isso, selecionamos algumas dicas para você aplicar durante a leitura de qualquer livro, especialmente os acadêmicos. Confira:

Ambiente e concentração

ambiente-e-concentracao

Tudo começa pelo lugar onde você lê um livro. Muitas vezes, você quer ganhar tempo lendo no ônibus, metrô, carro, entre outros. O único problema desse hábito, é que esses lugares não são os mais indicados.

Apesar de parecer que você ganhou mais tempo ao ler nesses lugares, o barulho e outros acontecimentos ao redor podem prejudicar o entendimento da leitura e fazer você ter que voltar, mais de uma vez, no que já havia lido.

Então, o que realmente acontece é o ganho de tempo, mas a perda, ao mesmo tempo.

O lugar mais ideal para se ler é dentro de casa, bibliotecas ou outros lugares onde você possa desfrutar do silêncio absoluto.

concentracao

É por meio dele que você sai desse mundo e entra de cabeça em um outro completamente diferente, mesmo que seja mais acadêmico e necessário para os estudos.

Se for preciso, compre fones abafadores de som para usar enquanto lê. Eles podem ser bastante interessantes para casos em que ainda há um pouco de barulho dentro de casa.

Outro fator importante, um dos que impedem a leitura em lugares como o ônibus, por exemplo, são os seus olhos. Um lugar que faz você tirar os olhos do seu livro a todo momento não é um local bom para leitura. Atente-se.

Uma boa dica é encontrar o lugar mais confortável da sua casa, como o seu próprio quarto, preparar uma bebida e comida que lhe agradem, se ajeitar e começar a ler pausadamente. Aos poucos você vai perceber o quanto faz diferença não pensar em outros acontecimentos que não sejam os do livro.

Velocidade

velocidade-da-leitura

A velocidade dita as regras da leitura. Principalmente em relação à velocidade dos seus olhos que, nunca se esqueça, precisam acompanhar seu raciocínio.

Por isso é importante que em nenhum momento seus olhos sejam mais rápidos do que aquilo que você entendeu da frase ou parágrafo.

Comece a praticar e você verá que não terá que voltar atrás para ler em breve. Uma dica que ajuda muito nessas horas é a utilização de algum objeto indicador, como seu dedo, um marcador ou um lápis, por exemplo.

Dessa forma, você treina seus olhos para o local em que eles devem estar conforme sua linha de compreensão.

Outra forma de evitar perder sua velocidade de leitura é evitar ler em voz alta. Afinal, seu cérebro ainda é mais rápido que sua língua.

Memorização e Compreensão

memorizacao-e-compreensao

A maioria de nós se esquece de algo que aprendeu mais ou menos 1 hora depois por falta de repetição.

Uma dica interessante para trabalhar a memorização daquilo que você lê é fazer um breve resumo mental do último capítulo, por exemplo.

O seu cérebro vai criar o costume de ir se lembrando, aos poucos, daquilo que você leu com mais facilidade. Assim, sua compreensão não é prejudicada.

Continue lendo antes de dormir, afinal este é um dos melhores horários para concentração e compreensão da leitura. Prepare-se antes de começar a ler. Um livro de literatura é diferente de um texto científico. Fique atento e comece a treinar seu cérebro para mais e melhor. E, claro, quando pensar em livros para a área da saúde, conte com a Livraria Florence.

 

Tags