Mers: o vírus asiático desconhecido

Abreviação em inglês de Síndrome Respiratória por coronavírus do Oriente Médio, o Mers tem se espalhado por países da Ásia e assustado especialistas por seus aspectos ainda misteriosos. Nos últimos dois anos e meio, cerca de442 pessoas morreram em decorrência da doença, principalmente na Arábia Saudita. A Coréia do Sul enfrenta um novo surto este mês, aulas já foram canceladas em diversos pontos do país, mas a disseminação continua por conta da longa espera por atendimento nos hospitais. Conheça um pouco mais sobre o vírus:

Novo Vírus

Os coronavírus são da família viral que provoca infecções respiratórias tanto em seres humanos quanto em animais. Ou seja, desde uma gripe simples até a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) são transmitidas por esse grupo.

A origem da doença é um animal que ainda não foi identificado. A transmissão também pode acontecer de pessoa para pessoa, como tem acontecido na Coréia do Sul, onde 11 pessoas já morreram.

Ásia e Europa já registraram casos e a doença já foi confirmada em 25 países. China e Coréia do Sul tiveram seus primeiros casos em maio deste ano.

O que causa

dd8b3hvuavr2jldmco09ztnbk

Os pacientes geralmente apresentam tosse, febre e problemas respiratórios, sintomas típicos de infecções do gênero.

Em casos mais extremos, o Mers provoca pneumonias e falência dos rins. Entre os casos já registrados, a doença se desenvolveu em pacientes que já tinham alguma complicação de saúde. Para os especialistas, outro mistério é o porquê de algumas pessoas desenvolverem formas mais fortes e fracas da doença.

Eles acreditam ainda que o Mars não representa muito perigo, uma vez que poucas pessoas têm se infectado e o seu tempo de vida fora do corpo é de apenas 1 dia. Detergente mata o vírus facilmente.

Assim como o Mars, outras doenças também precisam ser combatidas. O que mais você sabe do Mers? Compartilhe conosco.