O que é Massoterapia e quais os benefícios?

Não é de hoje que sabemos que as massagens não servem somente para o relaxamento, mas também para tratar e até mesmo curar diversos tipos de patologias humanas. Muitas dessas técnicas têm origens milenares e orientais, o que demonstra anos de estudos e práticas para se aperfeiçoarem. A massoterapia é uma das vertentes mais abrangentes de massagens, já que ela reúne diversas técnicas terapêuticas para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Assim, de acordo com as necessidades de cada indivíduo, são aplicados movimentos em regiões específicas do corpo, baseados nas técnicas que compõe a massoterapia, como: a massagem relaxante (ayurvédica ou chinesa), com pedras quentes, Shiatsu, Shantala, Reflexologia podal, manual e facial ou craniana, quiropraxia, Destoxi Drenante, Quick Massage, Do-in, entre outras.

Cabe ao profissional massoterapeuta analisar as necessidades dos pacientes, para escolher a melhor técnica. Em suma, é realizada a manipulação manual dos tecidos moles e das articulações do corpo, sendo exercidos toques com as mãos, com outras partes do corpo do massoterapeuta e com o auxílio de aparelhos em certas regiões.

Algumas pessoas ainda confundem a massoterapia com a massagem normal, porém, a diferença é que na massoterapia, o profissional realiza uma entrevista antes do tratamento, para que a terapia seja direcionada exatamente para o problema do paciente.

Os benefícios trazidos pela massoterapia são diversos, uma vez que englobam diversas técnicas. Por isso, separamos as principais benesses para a sua saúde e bem-estar. Confira:

Redução de dores
Através de movimentos que atuam bloqueando a área de dor, com uma condução nervosa das fibras, é possível reduzir dores crônicas, sejam elas advindas de problemas reumáticos, ou de qualquer tipo. Além disso, ajuda a diminuir dores musculares através de movimentos específicos para isso. O Shiatsu é uma das técnicas mais utilizadas para essa finalidade, que se utiliza da pressão do dedo do massoterapeuta para reequilibrar a energia do corpo e, consequentemente, bloqueando os locais onde a energia está excessiva.

Contra estresse e depressão
Para que o paciente relaxe e, consequentemente, melhore os sintomas de estresse e depressão, os movimentos da massoterapia elevam a quantidade de dopamina, que causa um relaxamento no corpo e na mente. Exemplo de técnica que combate esses males, é a Ayurvédica, que realize toques profundos nos pés, mãos e cotovelos para refletir em outras partes do corpo.

Eliminação de toxinas
Por elevar a quantidade de oxigênio nos músculos e tecidos do corpo, a massoterapia aumenta a circulação do sangue e linfática, diminuindo a retenção de líquidos e expulsando mais toxinas. Com isso, é possível reduzir celulites, edemas, melhorias na pele e até mesmo auxiliando no emagrecimento. A massagem Destoxi Drenante, é uma das mais indicadas para essa finalidade.

Traumas físicos
A massoterapia também é capaz de ajudar na recuperação de partes do corpo que sofreram algum trauma recente, como pancadas, quedas bruscas, atividades físicas erradas, entre outras motivações. Trabalhando as articulações, a massoterapia coloca no lugar certos deslocamentos e estimulam a circulação sanguínea no local para uma recuperação mais rápida dos músculos, tendões e tecidos.

Acesse nosso blog e confira mais publicações como essa: www.blog.livrariaflorence.com.br.