15186948 - little girl sitting in the dentists office

Odontopediatra: Por que ele é importante na vida das crianças?

Não é de hoje que a odontopediatria ganha um destaque cada vez mais importante em um cenário em que, metade dos brasileiros, aos 12 anos já possuem uma ou mais lesões de cáries nos dentes. Com o passar dos anos, podemos afirmar que ocorreu uma verdadeira transformação no papel do profissional especializado em odontopediatria. O antes considerado como cirurgião-dentista que possuía um “jeito com crianças”, se tornou o responsável por conseguir desenvolver diferentes comportamentos, que resultem em adultos com dentes muito mais saudáveis.

Você sabia que os cuidados com a dentição infantil, se iniciam já na gestação? E é exatamente o odontopediatria que tem o papel de orientar futuros pais de como podem utilizar diferentes hábitos alimentares e de rotinas de higienização para conseguirem mudar hábitos que são altamente nocivos para o desenvolvimento da dentição dos pequenos. Acesse o site da Livraria Florence e encontre diversos títulos que mostram como os hábitos criados já na infância, atuam diretamente na saúde bucal das crianças.

No artigo de hoje, vamos explicar porque a odontopediatria é tão importante na vida das crianças, acompanhe.

A saúde bucal começa já no nascimento da criança

A maioria dos pais ainda não sabe da real importância do cuidado com a saúde bucal de crianças, já desde o seu nascimento. Isso acontece, porque muitos consideram os dentes de leite, algo como sem muita importância até porque eles irão cair mesmo. Muitos pais acreditam que a preocupação com dentistas deve ocorrer somente em torno de 8 a 10 anos da criança, o que é um grande erro.

A odontopediatria, atualmente, possui uma perspectiva completamente nova para a primeira dentição. Quando cuidamos desde cedo da dentição de crianças, estimulando a higienização correta – isso nos primeiros anos de vida – estamos automaticamente projetando uma saúde bucal muito mais saudável para o futuro.

Não podemos deixar de ressaltar a importância de se preservar o máximo possível da primeira dentição das crianças, conseguindo assim, evitar inúmeros problemas bucais. Dentre eles podemos destacar:

• Lesões de cáries;

• Infecções;

• Desalinhamento por extração precoce e etc.

Não somente como prevenção, o tratamento dentário ainda na infância irá permitir a eliminação de inúmeros obstáculos que comumente vemos até hoje: o famoso medo de dentista que muitos adultos possuem. Crianças que se acostumam desde frequentar consultórios odontológicos, naturalmente incorporam isso em sua rotina, tratando os dentistas como todo e qualquer médico. Além de que crianças que iniciem o tratamento de saúde bucal desde cedo, conseguem desenvolver uma relação de total confiança junto ao profissional. O que facilita e muito a relação entre ambas as partes.

A odontopediatria e seus encantamentos

Existe uma grande preocupação, por parte dos próprios odontopediatras, em conseguir tratar essas crianças de maneira totalmente acolhedora e lúdica. Ambientes coloridos, brinquedos e livros, contribuem ativamente para que as crianças se sintam muito mais tranquilas, calmas e faz com que entendam melhor o motivo de alguns dos procedimentos que terão de passar.

Quando o cuidado com a saúde bucal se torna em uma experiência totalmente agradável, o profissional estará contribuindo ativamente para que as crianças cresçam se importando com o cuidado dos dentes. Ou seja, contribuindo para que se tornem adultos com uma boa saúde bucal, baixas incidências de cáries e diferentes problemas que são o resultado da falta de cuidados necessários.

Invista você também na odontopediatria com seus filhos!