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Os perigos do açúcar em excesso

Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da saúde é informar sobre o perigo de alguns ingredientes da nossa alimentação, se consumidos em excesso.

Entre os principais alimentos estão o sódio, as gorduras trans e o açúcar. Este último é ainda mais preocupante, pois é um elemento que está diretamente relacionada ao diabetes e a obesidade, que como vimos recentemente aqui no Blog, é uma das doenças mais preocupantes do século.

No texto de hoje, vamos falar sobre os malefícios do açúcar em excesso para a nossa saúde. Venha conferir!

O açúcar pode ser encontrado em vários compostos orgânicos. Sua composição é variada, mas as mais comuns são as formas simples como glicose, ribose e frutose, até as mais complexas, como a maltose, lactose e sacarose, entre tantas outras.

É importante começar dizendo que precisamos sim de açúcar no nosso organismo, mas em pouca quantidade e proveniente de uma alimentação balanceada, como os encontrados em frutas.

Problemas cardiovasculares

Um dos grandes malefícios de consumir excessivamente o açúcar em alimentos e bebidas é que a longo prazo, o açúcar refinado – o famoso açúcar branco – pode acarretar sérios problemas cardiovasculares.

Isso porque ingerir esse composto aumenta o risco de hipertensão e pode até mesmo acelerar arteriosclerose, caracterizada pelo ferimento da parede das artérias pelo corpo, desencadeando outros problemas do coração. O risco da formação de placas de gordura nas artérias também é perigoso, podendo levar até mesmo a derrames e infartos.

Além disso, o açúcar também está ligado à produção não fisiológica do hormônio da insulina, que quando é liberada dessa maneira na corrente sanguínea é um facilitador para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Obesidade

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O excesso de açúcar proporciona altos picos glicêmicos trazendo a sensação de prazer momentânea e, consequentemente, a vontade de comer novamente. Isso faz com que muitas pessoas ingiram alimentos, principalmente doces e produtos industrializados, em maior escala, deixando-as obesas.

A obesidade já é um problema de saúde pública, caracterizada pelo excesso de gordura no corpo aliado ao estilo de vida sedentário. Ela é preocupante por facilitar outras doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Diabetes

Não é que o consumo do açúcar irá desencadear a diabete do tipo 2. O que acontece é que o excesso desse componente pode aumentar o nível de obesidade e esse sim é o grande facilitador da diabetes, doença que quando não tem controle pode acarretar muitos outros riscos à sua saúde.

Caso você já possua diabetes, o consumo de açúcar deve ser ainda mais regrado.

Veja mais alguns detalhes sobre o que o excesso do açúcar faz para o nosso corpo:

O recomendado é consumir no máximo dez colheres de chá de açúcar por dia. Lembrando que esse número equivale não apenas ao açúcar puro, mas também o presente em outros alimentos. Este é o grande problema para muitos, identificar o açúcar oculto em produtos, principalmente os industrializados. Para isso, é imprescindível conferir o rótulo dos alimentos antes de consumi-los ou evitar consumir alimentos industrializados.

Gostamos sempre de afirmar que tudo em excesso faz mal ao nosso organismo. Por isso, a nossa dica principal é: moderação.

E você, qual o seu relato e os seus desafios para diminuir a quantidade de açúcar ingerido?