cachorro

Por que os cães imitam outros cães?

Em um estudo publicado pela revista científica Royal Society Open Science, cientistas comprovaram que os cães são capazes de demonstrar uma certa empatia por outros cães, fazendo com que eles imitem uns aos outros. Segundo outro estudo feito por pesquisadores do Museu Histórico Natural da Universidade de Pisa, na Itália, este comportamento inusitado se deve ao convívio com o ser humano, ou seja, por meio da domesticação.

 

 

A influência humana

Humanos têm a tendência de imitar outras pessoas, seja por meio de uma ação, assistindo a algum vídeo ou até lendo algum livro. Sabe quando você vê alguém bocejando ou quando lê a palavra bocejo? Então. Só pelo fato de você ter lido esta palavra, pode ser que tenha ficado com vontade de bocejar. Isso acontece por causa do neurônio-espelho – que a Psicologia explica brilhantemente.

 

Os cães se entendem

cães

 

 

 

 

 

Voltando ao estudo do comportamento canino, em entrevista à BBC, Elisabetta Palagi explica que os cães possuem uma certa compreensão emocional e, a partir disso, eles conseguem entender por uma fração de segundos, as expressões faciais e corporais uns dos outros. “Um cachorro, quando se encontra com outro cachorro, pode entender seu estado de espírito, ao imitar sua expressão e seu movimento corporal. Esse fenômeno também está presente nos humanos e em outras espécies de primatas”.

 

A domesticação é a causa desse comportamento

 

Segundo o portal Saúde Animal, John Bradshaw, da Escola de Ciência Veterinária da Universidade de Bristol, afirma que “os cachorros domesticados são leitores extraordinários da linguagem corporal, inclusive entre eles mesmos, e esse é o motivo pelo qual eles são tão fáceis de ser treinados”.

Quer entender como? Lembre-se de um cãozinho aprendendo a brincar com o seu dono ou com outros cães. Lembrou? Então. Ele rapidamente começa a entender o comportamento dos outros e começa a interagir nesse meio, correndo junto, buscando a bolinha, latindo e até gostando ou deixando de gostar das mesmas pessoas. Esses são alguns dos aspectos básicos que os pesquisadores chamaram de empatia.

Ainda são necessários mais estudos para identificar outros aspectos comportamentais do universo canino, seja à medida que os animais são domesticados ou de acordo com resquícios de seus ancestrais.

Gostou? Você também poderá gostar de: Animais de estimação para crianças – entenda os benefícios que um bichinho de estimação pode trazer para o desenvolvimento infantil.