Praticar mais atividade física aumenta a felicidade

De acordo com pesquisadores americanos, pessoas que praticam mais atividades físicas são mais satisfeitas com a própria vida. A pesquisa da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, reforça a ideia dos benefícios do exercício físico para a saúde física e mental. O estudo foi publicado na revista médica Health Psychology.

Participaram da pesquisa 253 pessoas entre 18 e 25 anos, que escreveram (durante 8 a 14 dias) relatos diários das sensações em vários aspectos da vida – profissional, pessoal, autoestima e conjugal – e a quantidade de atividade física praticada no dia.

Os resultados revelaram que a quantidade de exercício físico influencia diretamente na satisfação com a vida. Pessoas que se exercitam mais sentem maior bem-estar do que as que se exercitam menos. Já aquelas que costumam praticar algum esporte ou correr, quando aumentam a quantidade de atividade em um dia, também afirmam maior contentamento.

Segundo os cientistas, os jovens analisados estão no grupo mais instável em relação ao trabalho, família e vida social. “Nessa idade há uma série de mudanças ocorrendo, pois essas pessoas estão saindo de casa, mudando de trabalho ou cursando uma universidade. Então, a satisfação com a vida pode despencar de uma hora para a outra”, afirma Jaclyn Maher, coordenador do estudo.

(Com informações da agência internacional EFE e Veja)