programa-aprimoramento-profissional

Entenda a importância do Programa de Aprimoramento Profissional

Atualizar-se profissionalmente já foi opcional no passado. Antes, o mercado não era tão frenético e quem se graduava em um curso superior considerava a fase de estudos concluída e seguia em direção à experiência de trabalho. Outros pulavam parte dos estudos e entravam direto para o universo da medicina, sem passar pelas devidas atualizações sobre o setor. Muitos profissionais da área da saúde não tinham prazo de validade e ninguém perguntava a um médico, por exemplo, se ele tinha os devidos diplomas ou conhecimentos. Isso acontecia porque as descobertas da ciência se davam de forma mais lenta e não havia tanta sede por atualização, se formos comparar com a movimentação vivida na medicina atual, cujas descobertas são inúmeras a cada ano. O fato é que antes os conhecimentos duravam mais e a medicina caminhava a passos mais lentos. Hoje esse cenário mudou e o mercado está tendo que se ajustar às mudanças.

Acesse aqui  e encontre vagas de emprego em vários setores em Campinas e nas demais cidades do Brasil.

O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) define-se como um programa de bolsas concedido pelo Governo do Estado de São Paulo e é direcionado a profissionais com nível superior que atuam na área da Saúde. O programa foi criado em 1979 e adota metodologias de aprendizagem com foco no treinamento em serviço sob a supervisão de outros profissionais qualificados. Hoje são oferecidos 380 PAPs em 43 instituições privadas ou públicas conveniadas com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O programa tem duração de até 2 anos com uma carga horária que varia de acordo com o cargo. O Programa de Aprimoramento Profissional é destinado a recém-formados em cursos superiores nas mais diversas áreas da medicina, tais como Biomedicina, Física, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social, Ciências Sociais, Fonoaudiologia e Fisioterapia, entre outras áreas afins como Direito e Engenharia, por exemplo.

Por que o PAP é importante?

Resumidamente, o PAP tem como objetivo capacitar o profissional para uma atuação mais diferenciada no setor da saúde, aprimorando seu desempenho na profissão e oferecendo uma melhor prestação de serviços à população. Além disso, o programa visa ainda estimular o surgimento de uma visão mais ampla e crítica do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o progresso da formação dos profissionais e desenvolvendo ações mais integradas ao sistema.

A preocupação em se ter profissionais cada vez mais capacitados no SUS deve ser um compromisso assumido pelo próprio governo e a importância de haver espaços para novas oportunidades de carreira deve ser fator primordial das instituições, a fim de poder ter profissionais mais gabaritados e estimular uma melhora na qualidade da experiência e dos avanços vividos na Saúde Pública.