shutterstock_154750382

Relação entre câncer de mama e menopausa

O Câncer não é apenas uma doença feminina, apesar de já representar o tipo de câncer de maior incidência entre as mulheres, 22%, ele também acomete uma pequena parcela de homens. Outro fator é a idade, nem todos os casos aparecem em mulheres com mais de 40 anos, apesar se se quase regra. Portanto, qual a relação entre o Câncer de Mama e a menopausa, sabendo que aparece em homens e mulheres em período sexualmente ativo?

Um estudo da Universidade de Cambridge e Exeter analisou essa relação entre 70 mil mulheres de ascendência européia e encontraram respostas inusitadas. A pesquisa, publicada no último dia 28, na revista “Nature Genetics” afirma que há certa conexão direta entre a idade que a mulher entra na menopausa e a chance de desenvolver o câncer.

A resposta pode estar na exposição ao estrógeno.

Ação hormonal

Como aponta o Dr. Drauzio Varella, em seu site, as glândulas mamárias são sensíveis às ações de hormônios sexuais, seja o estrógeno ou a progesterona. É a ligação de ambas com moléculas receptoras no interior das células da mama que vão controlar a multiplicação celular da região.

Já próximo dos 45 anos, os ovários começam a parar de funcionar e a produção de estrógeno e progesterona cai. A existência do estrógeno daí por diante fica por mérito da produção pelas suprarrenais, mas mesmo assim, em baixo teor.

40 anos

shutterstock_306110846

O estuda afirma que mulheres que entram na menopausa na casa dos 40 anos têm menor probabilidade de apresentar a doença no futuro. Entretanto, há mais chances de desenvolver outras complicações, como a osteoporose e a diabetes do tipo dois. Deborah Thompson, co-autora da pesquisa, afirma que a exposição por muitos anos ao estrógeno pode ser um fator definitivo no desenvolvimento do câncer de mama.

Outra descoberta é o aumento de 6% no risco de câncer de mama a cada ano a mais que a mulher demorar para entrar na menopausa. Uma taxa alta que reflete os índices da doença nos Estados Unidos: uma em cada oito mulheres teve, tem ou terá esse tipo de câncer. Essa nova informação ajuda a reforçar a teoria de que a idade natural da menopausa é geneticamente programada.

O que achou do estudo? Compartilhe conosco nos comentários.