rir-e-o-melhor-remedio

Rir é o melhor remédio

Em hospitais onde o clima pode ser pesado e melancólico, rir é e sempre será o melhor remédio. É comprovado que o bom humor age tão bem no nosso corpo que é capaz de fazer com que mudemos nosso comportamento e pensamento.

Você já ouviu falar dos Doutores da Alegria? O intuito desse tipo de trabalho dentro de hospitais tem um impacto muito positivo não só nos pacientes, mas também nos médicos. É através de uma vestimenta de palhaço, brincadeiras e muitas risadas, que a empatia acontece. A partir do momento em que nos colocamos uns no lugar dos outros, a condição clínica pode melhorar.

Em recente reportagem do programa Bem Estar, segundo os “besterologistas” do Doutores da Alegria, “95% afirmam passar a olhar os pacientes como crianças, ou seja, o trabalho muda a percepção dos médicos e outros profissionais de saúde, que criam maior empatia com os pacientes”. Toda essa motivação também se reflete na saúde e recuperação das crianças, principalmente. Elas passam a ter um comportamento mais positivo e a encarar o tratamento e a abordagem médica de maneira mais tranquila.

 

A terapia do riso

A risada traz um novo significado para a estadia no hospital, pois hospital é um lugar onde as horas se arrastam e o tempo parece passar de outra forma. Com os Doutores da Alegria é diferente, pois há 24 anos a ONG segue a rotina médica de visitas aos pacientes da ala pediátrica.

Um paciente que ri tem maior tolerância à dor, sua resistência às doenças infecciosas se torna melhor, há um alívio nos pensamentos depressivos, além da diminuição da ansiedade e do stress.

 rir

Estimular o que é bom

Esse é o segredo! Em um hospital, cuida-se do que está ruim e doente. Com alegria e muitas risadas, trata-se do que está bom e é a partir daí que o paciente fará o resto. É como se os palhaços trouxessem o mundo que está lá fora para dentro do quarto do hospital, estimulando as emoções positivas, o lúdico.

Em alas hospitalares de oncologia, os Doutores da Alegria fazem a alegria da criançada que se sentem, de certa forma, enclausurada naquele ambiente. Eles trazem a diversão e fazem festa no hospital com pacientes e funcionários.

Rir é o melhor remédio sempre, seja no hospital ou em qualquer lugar.

Você também poderá gostar de ler mais sobre o Dia Nacional de combate ao câncer.