importancia-saude-mental

Saiba por que a saúde mental é tão importante quanto a física

Cuidar somente da parte física do nosso corpo não é o suficiente para levar uma vida saudável. A saúde mental é tão importante quanto. É necessário dar atenção a esse fator e compreendê-lo para entender qual a necessidade de cuidar da saúde mental. Confira aqui nesse post.

O que é saúde mental?

A saúde mental está diretamente relacionada com o cérebro e suas funções, é ele que comanda e da as coordenadas sobre os nossos atos, pensamentos e emoções. Saber como o nosso cérebro funciona é importante para entendermos a saúde mental, o cérebro humano pesa cerca de 1,5kg, 2% do peso corporal, é um órgão bastante complexo.

Nosso cérebro é dividido em 4 lobos, sendo eles: Lobo frontal, Lobos occipitais, Lobos temporais e Lobos parietais. Cada um desses lobos é responsável por coordenar alguma atividade, como os movimentos, pensamentos e etc.  Tudo é ‘’computado’’ pelo cérebro, e inclusive nossos sentimentos sensações.

Quando por algum fator externo ou interno é desencadeado algum problema que cause com o que cérebro não relacione bem as informações, pode ocasionar transtornos mentais afetando a saúde mental do indivíduo. É possível compreender melhor estas questões por meio do renomado Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

A Organização Mundial da Saúde se pronuncia como não existindo uma definição oficial para a saúde mental, mas a compreende como o equilíbrio emocional interno e com as exigências externas, saber lidar com as situações da vida e administrar as emoções, viver em plenitude máxima consigo e com os outros.

Banner Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

A importância do psicólogo, do psiquiatra e do enfermeiro

importancia-saude-mental2

Assim como para cuidar da nossa saúde física existem profissionais especializados na área, não é diferente com a saúde mental. A psicologia, psiquiatria e a enfermagem são ramos que podem se especializar para cuidar do bem-estar emocional e psíquico das pessoas. Você sabe qual o papel de cada um nos cuidados da saúde mental? Confira:

Psicólogo: Os psicólogos na área da saúde mental se encontram a maioria trabalhando em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Atualmente, é respeitado que o portador de transtorno mental deve ser incluso na sociedade ao invés de excluído do campo sociofamiliar e internado em âmbito hospitalar. Por muito tempo o deficiente mental foi alvo de preconceitos e severas abominações dentro da sociedade. O avanço da psicologia e do olhar sobre o portador de transtornos mentais fez com que novos métodos fossem implantados. O papel do psicólogo dentro do CAPS é de compreender o paciente e auxiliá-lo no tratamento e controle do seu estado mental, fazendo uso da comunicação e outras técnicas que no geral não envolvem medicamentos. Para quem deseja se aprofundar mais e conhecer a história da psicologia a leitura do livro de Hothersall é extremamente recomendada, onde é abordado todo o caminho e surgimento desta profissão e área maravilhosa.

Psiquiatra: A psiquiatria assim como a psicologia trata de doenças mentais. No entanto, diferente do psicólogo, o psiquiatra possui formação em medicina e realiza uma análise também biológica, já que faz uso de medicamentos nos tratamentos. Lembrando que de nada vale um tratamento psiquiátrico sem o acompanhamento psicológico. A função deste profissional é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar pacientes que sofrem de transtornos mentais. Seu principal objetivo é aliviar o sofrimento psíquico de seus pacientes, para isso pode trabalhar com outros profissionais como neurologistas e psicanalistas. Dentro dos exames realizados pelo psiquiatra encontram-se testes neurológicos e psicológicos, podendo ser requisitado exames físicos e laboratoriais. O papel do psiquiatra trabalha em harmonia com as outras áreas, visando utilizar medicamentos para aliviar os problemas até que o paciente possa se tornar autônomo e enfrentar sozinho as suas adversidades, claro que muitos casos exigem o uso contínuo de medicamento, mas o principal foco é que não seja necessário. Novamente, uma leitura essencial para quem quer ser aprofundar no campo da psiquiatria é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. O profissional da psiquiatria também pode atuar em um CAPS.

Enfermagem: O papel do enfermeiro é de extrema importância para o tratamento e recuperação do paciente com transtornos de saúde mental. Assim como os psicólogos e psiquiatras, o enfermeiro procura entender a atender de forma humanitária os indivíduos, tendo um envolvimento tão importante quanto. Dentro de um CAPS, o enfermeiro desenvolve ações terapêuticas para identificar os problemas e aproximar os pacientes da equipe. Um movimento que antes era agressivo e invasivo agora se tornou muito mais afetivo e humano, sendo o enfermeiro uma das peças principais dessa mudança, estando a disposição para compreender e auxiliar pacientes que estão em sofrimento, ansiosos e inseguros. Existe uma grande coletânea de livros a respeito do papel da enfermagem na saúde mental. O enfermeiro pode atuar também em um CAPS junto do psicólogo e do psiquiatria, sendo a formação desta equipe essencial para um atendimento e tratamento efetivo dos pacientes que sofrem de transtornos mentais.

Cuidar da mente é essencial

importancia-saude-mental

A saúde mental é tão importante quanto a física, para isso, existem profissionais capacitados e especializados justamente para tratar esses distúrbios psíquicos. É um campo bastante amplo e que pode ser muito aprofundado. Se você se interessou pelo assunto, confira em nossa loja online uma grande variedade de livros a respeito de saúde mental.

Banner livros Saúde Mental