Saiba quais são os riscos do sódio em excesso

RISCOS
1) hipertensão (pressão alta), que é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como:
* Acidente Vascular Cerebral (AVC)
* Infarto do Miocárdio
* Aneurisma
* Hipertrofia do ventrículo esquerdo
* Doenças neurologias (demência, alzheimer, entre outras)
* Insuficiência renal Crônica
* Insuficiência cardíaca
* Doenças respiratórias (Asma)

2) Retenção de líquidos, que causa a sensação de inchaço podendo provocar uma variação no peso do indivíduo, principalmente em mulheres na época da TPM e no período menstrual.

QUANTIDADE DIÁRIA          
Segunda a sociedade Brasileira de hipertensão (SBH), é recomendado para adultos, com ingestão de aproximadamente 2.000 kcal/dia, cerca de 2.300 mg de cloreto de sódio. O sal de cozinha é composto por aproximadamente de 40% de sódio. Então 1g de sal de cozinha tem 400mg de sódio. Com isso, um individuo adulto pode consumir menos de 6g de sal por dia. Em medidas caseira, representa uma colher de chá.

CINCO DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE SÓDIO
– Cozinhe com pouco sal ou sem sal
– Prepare os alimentos com temperos que não tenham sódio como: manjericão, folhas de louro, curry, alho, gengibre, orégano, pimenta e hortelã.
– Retire o sal da mesa e experimente sua refeição antes de adicionar o sal
– Leia os rótulos atentamente, verifique o teor de sódio e escolha aqueles com baixo teor. Alimentos industrializados, em geral, tem muito sódio em sua composição
– Alimentos preparados em salmoura, como conservas, devem ser evitados ou não consumidos. Carnes salgadas ou defumadas assim como salsichas, embutidos, presuntos, queijos processados, condimentos, cubos de caldo de carnes, molho de soja, ketchup e mostardas em geral apresentam em sua composição alto teor de sódio e devem se consumidos com moderação ou evitados.

COMO NÃO EXTRAPOLAR
Em geral, produtos processados ou industrializados têm, em sua composição, teor de sódio muito alto. O que devemos fazer é consumir o máximo possível de alimentos não industrializado e controlar a utilização de sal no preparo das refeições ao longo do dia.
Lembrando que o consumo de sódio/dia é de 2.300 mg e que todos os alimentos (mesmo não industrializados) já apresentam sódio na sua composição.

DICA
Atenção à rotulagem dos alimentos:
Em 100g de alimento:
Menos 120mg de sódio - Bom
120 à 600mg de sódio - Moderado (evitar)
Mais de 600mg de sódio - Muito alto- proibido

 

Referência: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/11/conheca-os-riscos-do-excesso-de-sodio-e-veja-dicas-de-nutricionista/