SUS Amplia Oferta de Tratamento para parar de fumar

O Ministério da Saúde publicou no dia 8 de Abril, novas diretrizes que vão ampliar o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a tratamentos para parar de fumar. Para isso, basta apenas que as unidades façam parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, para terem maiores opções e ofertas de tratamento aos fumantes.

A estimativa é de que o número de unidades que ofereçam tratamento suba de 3 mil para 30 mil unidades. O Programa cobre desde a capacitação de profissionais, até o fornecimento de medicamentos que ajudam a parar de fumar, além de assistência psicológica para motivar os pacientes e impedir a evasão do tratamento.

Segundo pesquisa, o número de fumantes com mais de 18 anos foi de 15% em 2010 para 14%,8 em 2011. O número de fumantes pesados, ou seja, aqueles que fumam mais de 20 cigarros por dia foi para 4,3%. A meta do programa é reduzir este número para 9% até o ano de 2022. Segundo cálculos do Ministério, cerca de 200 mil brasileiros morrem a cada ano devido aos males relacionados ao fumo.

(Com informações do G1)