trombose-pilula-anticoncepcional

Trombose: Conheça a doença e a sua relação com o anticoncepcional

A Trombose venosa profunda acontece quando há formação de coágulos, conhecido como trombos, no interior das veias profundas, principalmente dos membros inferiores, bloqueando a passagem do sangue.

As consequências da doença podem ser sérias, como: obstrução de alguma artéria pulmonar, conhecido como embolia pulmonar, podendo até ser mortal. Há também o risco de insuficiência venosa crônica, ocasionada pela destruição das válvulas das veias que levam o sangue venoso ao coração.

Os principais sintomas da trombose são: inchaço, aumento da temperatura no local, dor e endurecimento da pele. Porém, em alguns casos ela é totalmente assintomática. As causas da doença são variadas, como cirurgias, imobilidade prolongada, tanto em internações hospitalares como em viagens de longa duração, assim como terapia de reposição hormonal e o uso de anticoncepcionais.

Esse último é o que vem preocupando cada vez mais as mulheres, já que o uso desse contraceptivo é usual entre as brasileiras. Mas qual a real relação da trombose com o anticoncepcional? Venha saber mais no texto de hoje.

Relação da Trombose com o Anticoncepcional

anticoncepcional-trombose

O uso do anticoncepcional oral aumenta o risco de trombose na mulher. Isso porque os hormônios presentes no medicamento podem provocar um desequilíbrio nas proteínas pró-coagulantes, facilitando a formação de coágulos.

O grande problema que envolve o uso do anticoncepcional é a falta de informação e principalmente, de investigação por parte do médico antes de receitar o medicamento para a paciente.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que antes de indicar o anticoncepcional oral seja feito um interrogatório detalhado da paciente, com o histórico familiar, assim como se a mulher tem alguma doença, ela é hipertensa? Quais são seus hábitos, ela é fumante? Pratica algum tipo de atividade física?

Todos esses fatores influenciam na escolha do medicamento e são essenciais para prevenir a trombose causada pelo uso de anticoncepcional oral.

Para evitar essas complicações, ao consultar o seu ginecologista exija que seja feita uma investigação profunda antes de começar qualquer tipo de contraceptivo. Ainda resta alguma dúvida sobre o tema? Deixe o seu comentário aqui.