as-melhores-frutas-para-se-hidratar

Verão: as melhores frutas para se hidratar

O verão é, geralmente, uma época do ano celebrada por muitas pessoas. Suas altas temperaturas e o período de férias são ansiosamente esperados durante longos doze meses por quem está animado para bons momentos de descanso, para viajar, ou exibir o corpo que conquistou na academia.

Entretanto, a temporada de calor reserva grandes perigos e exige muitos cuidados extras com a saúde. A maior intensidade do sol, estadias no litoral e desregulações na alimentação podem trazer muitos malefícios ao corpo em caso de maus cuidados.

as-melhores-frutas-no-verao

É tempo de se hidratar

tempo-de-se-hidratar

A principal atenção que deve ser prestada e que pode prevenir doenças e mal-estares, é a hidratação correta do corpo. Beber muita água é extremamente importante para manter todos os sistemas do organismo em perfeito funcionamento. No verão nós gastamos mais a água que retemos, por isso prestar muita atenção nesse ponto é imprescindível para poder aproveitar a estação da melhor forma possível.

Entretanto, tomar água não é a única forma de manter o corpo hidratado. Aproveitar todo o sabor das frutas também é uma ótima forma de complementar a hidratação de uma forma bastante gostosa. Confira as melhores apostas para manter o corpo saudável de forma natural e cheia de sabor.

Melancia

melancia

A melancia é um dos alimentos que é a cara do verão. Amada por muitos por ser fresquinha e suculenta, ela é composta por cerca de 90% de água, e, por isso, é uma ótima indicação para se manter hidratado. Ela ainda fornece muita vitamina C, carboidratos e potássio, além de possuir licopeno, que tem ação antioxidante e atua na prevenção do câncer. Além disso, ela também ajuda a manter a pele e demais tecidos saudáveis.

Melão

melao

Parente próximo da melancia, o melão também é rico em líquidos. Além de ser típico do ano, ele também traz frescor e saciedade ao ser ingerido. Assim como a melancia, ele também fornece grandes quantidades de vitamina C, além de trazer bastante magnésico e cálcio ao organismo, o que ajuda na hora de recuperar os sais minerais perdidos durante a estação através do suor.

Nectarina

nectarina

Uma fruta também própria dessa época do ano, a nectarina é outra fruta que auxilia na aquisição de vitamina C, e também traz vitamina A, que são ideais para a manutenção e proteção das células.

Cereja

cereja

Além de trazerem uma boa quantidade de líquido para o corpo, cerejas são ótimas para a manutenção da pele e para a vitalidade, graças à sua grande quantidade de ferro, fósforo e cálcio.

Maçã

maca

Bastante populares, elas são ricas em fibras e agem no controle do açúcar no sangue. Elas também auxiliam na limpeza da garganta e na manutenção das cordas vocais, graças ao seu efeito adstringente.

Morango

morango

Morangos têm ação diurética e auxiliam na eliminação de toxinas do corpo através do fígado, por isso são ideias durante a estação para ajudar na eliminação de substâncias indesejadas no organismo. Eles ainda contêm flavonoides, vitaminas do complexo B e ácido fólico.

Mamão Papaya

mamao

A polpa do mamão papaya possui cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A e C, além de ser rico em betacareoteno e ajudar no funcionamento do sistema digestivo. É bastante indicado para a estação por causa da frequente ingestão de alimentos que não fazem tão bem à saúde.

Abacaxi

abacaxi

Uma grande arma contra a hidratação, o abacaxi é uma excelente fonte de bromelina, uma enzina que atua na digestão, além de possuir iodo, que é crucial para a tireoide. Uma fruta saborosa, bastante acessível e suculenta, ideal para sucos.

 

Consumir frutas deve ser uma atividade complementar a diversos outros cuidados com a saúde e a hidratação durante o verão. Nada substitui a água e é preciso tomar muito cuidado com os níveis de líquido do seu organismo. Além disso, não deixe de prestar atenção no restante de sua alimentação e de passar sempre o protetor solar.