Novo vírus parecido com o da SARS é transmitido de uma pessoa para outra

Descoberto em setembro de 2012, o coronavírus já infectou 11 pessoas no mundo. A Agência de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha afirmou que o vírus pertence à mesma família do vírus causador da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave). Os pesquisadores também descobriram que a transmissão ocorre de uma pessoa para a outra.

De acordo com a agência britânica, a infecção em indivíduos pelo vírus foi pelo contágio por membros da família contaminados. Ao total, o NCoV já matou 5 pessoas. Dos 11 casos confirmados de infecção pelo novo vírus, cinco ocorreram na Arábia Saudita (com três mortes), dois na Jordânia (com duas mortes), três na Grã-Bretanha e um na Alemanha.

O NCoV foi identificado pela primeira vez em setembro do ano passado, também na Grã-Bretanha. O paciente era um homem de 49 anos do Catar que havia estado na Arábia Saudita, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na época. A OMS havia anunciado que se tratava de um novo, ou recente, coronavírus, uma grande família de vírus que inclui tanto a gripe comum como a  SARS, doença que apareceu em 2002 na China e matou 800 pessoas no mundo no mesmo ano. Sintomas comuns desses dois tipos de infecção incluem problemas respiratórios graves, febre e tosse.

(Com informações da Veja)