Você sabe dizer NÃO para o seu filho?

Se você é pai ou mãe, provavelmente já tenha passado por algo parecido com o que vamos relatar abaixo:

Sábado à tarde, você e seu conjugê vão ao mercado, levam seu filho junto, afinal esta é a rotina normal de uma família, certo?

Compras feitas, tudo pronto, carrinho cheio e lá vão todos para o caixa para pagar suas compras e seu filho(a) começa a pedir tudo o que vê nas gôndolas que rodeiam o caixa, desde chocolates e balas dos mais diversos tipos e sabores até revistas e gibis! Naturalmente, nem sempre podemos dar tudo o que nossos filhos pedem, certo? Certo! Porém, nem todas as crianças sabem lidar com o NÃO!

É nessa hora que começa aquele pequeno “show”, que estamos cansados de ver com dezenas e dezenas de crianças, e que quando vemos, pensamos, e por muitas vezes até falamos para outras pessoas que nos circundam: “Meu filho (a) não vai fazer isso, não vou permitir!”

Ledo engano! Acredite, MUITO, mas muito provavelmente você irá passar por isso sim!

É aí que você precisa começar a ensinar seu filho a lidar com o NÃO!

Emoções

Desde pequenos devemos aprender a trabalhar com as frustrações que a vida nos impõe, para que lá adiante, não soframos TANTO com isso. Afinal, a vida não é feita só de alegrias, vamos com certeza nos frustrar por diversas vezes, e pelos mais variados motivos.

Neste sentido os pais tem papel fundamental na educação dos filhos, e DEVEM com toda certeza impor limites e dizer NÃO para os filhos quando for necessário. É claro, sempre com bom senso e ponderação. Afinal, a vida vai nos dar diversos “sim”.

As crianças tentem a enfrentar e recusar-se a aceitar o NÃO. Afinal, ninguém gosta de receber uma negativa como resposta.

Porém, por mais doloroso que seja aceitar, as negativas nos colocam diversos pontos positivos, que vamos nos vão ser úteis durante toda nossa caminhada, podemos citar alguns:

⊗ Rever as prioridades são as nossas prioridades, que por vezes podem estar equivocadas.

⊗ Verificar se de fato precisamos e queremos aquilo e se assim for, verificar outras maneiras de conseguir ou realizar.

⊗ O que você quer não é apenas teimosia? Não é mero capricho? Precisa de fato?

⊗ Saberemos aceitar outros pontos de vista? Nem sempre estamos certos, não é?


Por fim, recomendamos a pais e filhos a leitura do livro: Lucas, aprendendo a lidar com o não! O livro da Sinopsys Editora, aborda o assunto de maneira esclarecedora e lúdica, vai auxiliar no manejo e na condução das crianças com uso de técnicas cognitivo-comportamentais para a regulação do aceite desta ferramenta tão importante em nossas vidas que é a palavra NÃO.

APRENDENDOALIDARCOMONAO