Zika: Entenda o decreto de emergência de saúde global da OMS

Os países das Américas estão extremamente preocupados com a proliferação do Zika Vírus e as suas consequências, principalmente em pacientes grávidas. As proporções da doença têm aumentado tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está tomando atitudes mais fortes para combater o Zika.

Depois de realizar uma reunião com o Comitê de Emergência para analisar e avaliar o nível de ameaça da disseminação, a OMS anunciou o decreto de emergência de saúde global contra o Zika Vírus. No entanto, a população como um todo ficou sem saber ao certo qual o real sentido desta decisão.

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no nosso texto de hoje:

O que é este decreto?

A Organização Mundial da Saúde decretou o estado de emergência público por considerar necessária uma ação coordenada entre os países para combater o Zika, por julgar a doença que apresenta risco à saúde mundial. “Entendemos como ‘emergência pública global’ um evento extraordinário, no qual é determinado que constitui um risco para a saúde pública em razão do risco de propagação internacional de doenças e que podem necessitar de uma ação mundial coordenada”, declarou representantes da OMS.

Segundo a Organização, o que mais motivou a emissão do estado de emergência foram os diagnósticos recorrentes das malformações neonatais (microcefalia) e outros distúrbios neurológicos, que estão ocorrendo em vários países das Américas, chegando até mesmo a outros continentes.

Esta é a 4ª vez que a OMS decreta uma “emergência pública internacional”. O caso mais recente foi em 2014, para a epidemia do ebola, vírus que deixou mais 11 mil mortos em alguns países da África.

zika_virus_decreto_oms

E agora, o que vai acontecer?

No caso do Zika Vírus, a finalidade deste decreto é alertar a população global e estimular as pesquisas sobre a doença por todo o mundo e analisar coisas como: A conexão do Zika vírus com os casos de microcefalia, além de aumentar os estudos para o desenvolvimento de vacinas e maneiras mais rápidas e eficientes de diagnosticar a doença.

A ação coordenada internacionalmente convocada pela OMS procura minimizar ao máximo as ameaças do Zika nos países já infectados, além da sua disseminação para outros países. Há também toda movimentação envolvendo o controle do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do Zika Vírus.

Para se inteirar do assunto, leia também as nossas matérias sobre: Os casos de microcefalia em Pernambuco e ainda todos os Detalhes sobre o zika vírus.